Blog Escola Linux

  

5 motivos para usar um software livre em seu negócio

5 motivos para usar um software livre em seu negócio

Todo programa de computador é desenvolvido com linguagens específicas, que na maioria das vezes, seus desenvolvedores optam por não divulgar os códigos fonte, além de cobrarem pelas licenças dos softwares.

Por outro lado, é possível observar uma mudança neste padrão com a criação de Softwares Livres (conhecidos também com Open Source) em que é possível executar, distribuir, modificar e repassar alterações dos códigos sem a necessidade de permissões do criador original. Além disso, o Software Livre representa um conceito de comunidades que atuam em conjunto, compartilhando conhecimentos e códigos fonte.

Mas afinal, quais são as vantagens em optar por Softwares Livres no ambiente corporativo? Pensando neste assunto, separamos 5 razões para se optar por essa modalidade de software em seu negócio. Acompanhe!

5 vantagens do Open Source

1 - Custo benefício

A compra de softwares e aquisição de licenças é considerada um dos maiores gastos de TI dentro das empresas. Deste modo, quando se opta por Softwares Livres, é possível reduzir grande parte destes gastos, sendo necessário somente o investimento na implementação destes softwares.

2 - Personalização

Outra razão para optar pela modalidade Open Source está na possibilidade de personalizar o software conforme a necessidade da empresa, o que torna-se impossível com o uso de softwares com códigos fechados.

Com isso, além de ter o benefício de custos, a empresa tem a liberdade para ajustar a codificação conforme desejado.

3 - Segurança

A segurança da informação também é um fator muito preocupante para empresas. Desta forma, ao optar pela modalidade de Softwares Livres é possível obter o benefício de contar com uma comunidade que está constantemente em busca de falhas, passando a testar as codificações e ajustá-las sempre que necessário.

4 - Opções de fornecedores

Quando se opta por Softwares Livres, é possível se libertar da dependência dos desenvolvedores de softwares pagos no que se refere a espera para recebimento de pacotes de atualizações, requisitos para instalação de softwares, preços, calendários de fornecimento, entre outros fatores que podem até mesmo gerar atrasos em projetos empresariais.

5 - Fiscalização

Outra vantagem em optar por Softwares Livres está em se isentar da burocracia referente à fiscalização da empresa com relação ao uso incorreto de softwares pagos. Neste caso, o uso incorreto por ser definido como um software pirata, uma licença expirada ou até mesmo a distribuição incorreta de uma licença adquirida, além da necessidade do controle de inventário de licenças da empresa.

Implementação de Softwares Livres

Uma vez conhecendo as razões e os benefícios de se optar por Softwares Livres dentro do ambiente empresarial, é preciso observar que o processo de implementação exigirá conhecimentos por parte da equipe de TI.

Nesta etapa, recomenda-se que a gerência de TI avalie a capacidade técnica de sua equipe para atuar não só na implementação, mas também no gerenciamento destes softwares.

Desta forma, com o objetivo de formar uma equipe capacitada, recomenda-se optar por treinamentos adequados como cursos in company, por exemplo. Com isso, é possível obter cursos presenciais na própria empresa e de acordo com as necessidades específicas, além de conteúdos personalizados, cronogramas flexíveis e disponibilização de conteúdos de acordo com o grau de conhecimento dos integrantes, criando assim uma equipe apta a atuar com softwares Open Source.

Vale destacar que a implementação de softwares Open Source deve ser um assunto discutido pela gestão de TI aliada à gestão corporativa, onde deve ser observado não só os benefícios desta modalidade de softwares, mas também os requisitos necessários para sua implementação.

Além disso, para que haja êxito na implementação e gerenciamento destes softwares, é essencial que a equipe de TI possua um preparo adequado, sendo recomendada neste caso, a opção por cursos in company, por se adequarem às necessidades da empresa de acordo com o projeto a ser desenvolvido.

E você, já utiliza ou já utilizou um software livre em sua empresa? Conte-nos sua experiência!

Curso Online Administração CentOS

Curso Online Administração Debian

Por que virtualizar seus servidores?
Alfresco - Uma excelente alternativa de GED Open S...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative