Blog Escola Linux

  

6 habilidades para ser um melhor profissional de TI!

6 habilidades para ser um melhor profissional de TI!

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) estão passando por um processo de reformulação de perfil. Antes, estes profissionais voltados a gestão de sistemas apresentavam características mais introspectivas, que continham uma postura voltada para resolver problemas técnicos.

Agora, o mercado evoluiu e já existe uma mobilização maior para se mudar esta postura. O especialista em TI também precisa desempenhar um papel estratégico para o crescimento de uma empresa.

Neste texto, vamos apresentar algumas habilidades que você, profissional de TI, precisa começar a adotar o quanto antes. Assim, será possível estar mais atento as necessidades do seu mercado, e conquistar novos posicionamentos em sua carreira. Acompanhe!

Ter visão de negócios

Um bom profissional precisa entender melhor sobre o engajamento em cada setor da empresa. Cada local precisa ter uma visão de negócios que seja satisfatória, e permita uma melhor tomada de decisões. Da mesma maneira quanto ao encaminhamento de tarefas para a conquista dos objetivos da organização.

Se relacionar melhor com as pessoas

As pequenas, médias e grandes empresas estão interessadas em profissionais que tenham um bom relacionamento interpessoal. Isso quer dizer que são pessoas que tenham competências que melhorem na interação com outros colegas, e também oferecendo melhorias ao ambiente de trabalho. É preciso ter uma boa relação para que o trabalho todo seja melhor realizado.

Pensar de forma criativa

É uma das habilidades fundamentais no ramo empresarial, pois as movimentações do mercado são muito complexas de serem resolvidas, e o que dá certo hoje pode não dar certo amanhã. Ter pensamento criativo ajuda como um ótimo recurso, em que as organizações podem se adaptar melhor com as pautas recebidas, e assim, cresçam melhor que as concorrentes.

Ter melhor gerência de projetos

Não somente é importante implementar soluções de tecnologia, também pode ser responsabilidade de um profissional de TI organizar a gestão e condução de projetos elaborados em equipe e também atuar na definição de métodos para elaborar políticas internas voltadas a divulgação de informações.

Ser aberto a inovações tecnológicas

Este mercado está cada vez mais dinâmico. É por isso que um bom profissional precisa estar atento às inovações, para assim pensar em soluções diversificadas, de acordo com as novidades que surgirem no ramo tecnológico. Precisam ser observadas as movimentações que são lançadas nos outros países, para se antecipar às adversidades que surgir no ramo da Tecnologia da Informação.

Falar outros idiomas

E aqui não é apenas saber o que significam alguns termos em inglês, mas sim falar este idioma fluentemente, além de outras línguas. Isso permite encontrar oportunidades de se aperfeiçoar em pesquisas também fora do país. Um profissional de TI que domina dois ou mais idiomas pode ter muitas chances de conseguir uma excelente oportunidade de trabalho, até mesmo em empresas multinacionais fora do
Brasil.

Conclusão

Com estas habilidades, é possível que você se torne um melhor profissional de Tecnologia da Informação. Sua carreira ficará muito mais destacada que os demais, e ainda terá mais oportunidades de trabalho. Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo!

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Guia de Estudos Certificação AWS


Usando Storage Distribuído com Proxmox e Ceph. A r...
Android: Um Kernel Linux!
Google Analytics Alternative