Blog Escola Linux

  

Android: Um Kernel Linux!

Android: Um Kernel Linux!

O sistema Android está presente nos smartphones há mais de dez anos. O sistema foi criado com base no sistema operacional Linux, presente há muitos anos em alguns computadores. Hoje, o Android é apontado como o sistema operacional mais utilizado no mundo, por conta de ter conquistado tantos aparelhos celulares fabricados nessa última década.

Mas vale ressaltar que o Android não é um sistema puro Linux e sim baseado no Linux. Veja mais!

O Android

O sistema pra celulares Android foi construído a partir do Kernel Linux. O Kernel é a interface que possibilita haver a comunicação entre o hardware e o software de um computador e faz o gerenciamento do uso de processamento e memória RAM.

É possível localizar a versão do Kernel Linux presente nos celulares com dispositivo Android. Para isso, é preciso acessar as configurações do sistema. Por isso que tantas pessoas acreditam que o Android é um Linux puro e simplesmente, mas o Android é mais que o Kernell Linux.

O Android e o Kernel Linux

Qualquer sistema operacional elaborado em cima do Kernel Linux é chamado de Linux. Diferente do Windows, ele pode ser utilizado de forma gratuita, ou seja, qualquer pessoa tem condições de construir o seu sistema, aplicando interface de usuário e bibliotecas com arquivos e programas.

Devido a estas características, governos e empresas investem nos seus próprios sistemas, o que cria uma maior rede de distribuições, como o Ubuntu, Red Hat, Debian, entre outras. O Android, dá para se dizer, que é um dos distribuidores do Linux, porque tem em sua base o Kernel Linux. Só que a parte da divisão que faz com que o Android tenha sua base no Linux, não é propriamente um Linux original. E sim as mudanças feitas no Kernel, a falta de suporte para os arquivos de programas, e também a respeito da gestão criada e elaborada pelo Google.

Apesar do Kernel Linux estar presente no sistema Android, o Android tem modificações com detalhes específicos elaborados pela Google. Entre as situações específicas do Kernel são exclusivas do sistema voltado aos celulares e smarphones, não sendo uma parte do Kernel padronizado, e sim fazendo parte do Kernel do sistema Android.

O sistema operacional não tem um padrão utilizado por outras formas que o Linux se distribui. Mas como o Kernel tem uma distribuição feita sobre a GNU General Public Licence, este poderá ter sua modificação, e muitas marcas que distribuem o Linux realizam esta função. As modificações que foram realizadas no Android não descaracterizam tanto o sistema Linux. O que ainda deixa dúvidas sobre se o Android é ligado ou não ao sistema Linux. Se considerar o uso do Kernel para um sistema apontado como Linux, o Android pode fazer parte do Linux. Mas se for levada a análise para outros critérios, aí o sistema pertencente ao Google não é apontado como parte do Linux.

Curso Online Programação Mobile com Android Studio

Curso Online Introdução a Programação Java


6 habilidades para ser um melhor profissional de T...
Conheça os principais sites de download de softwar...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative