Blog Escola Linux

  

Aprendizado via cursos online ou pela Internet! O que escolher?

Aprendizado via cursos online ou pela Internet! O que escolher?

Muitas pessoas ficam em dúvida se devem fazer um curso online ou ser um autodidata. Nesse artigo vamos mostrar as vantagens e desvantagens de se aprender sozinho qualquer área ou assunto e, ainda, pretendemos mostrar que estudos são sempre bem-vindos para o desenvolvimento pessoal. Acompanhe!

Autodidatismo / Aprendizado via Cursos

Hoje em dia, qualquer conhecimento que se adquire é importante para o desenvolvimento pessoal. Sendo assim, os estudos devem se basear em dois pilares: cursos e o aprendizado por outros meios como, por exemplo, artigos, ebooks, podcast, entre outros.

Vale ressaltar que, qualquer material disponível online serve para aprimorar o conhecimento que o indivíduo já possui, porém, eles não substituem um curso online ou, até mesmo, presencial, pois o processo de aprendizado requer o esclarecimento de dúvidas e a direção dos próximos passos que somente um professor qualificado pode te apresentar.

Além disso, para aprender algo com profundidade (o que somente um curso online, por exemplo, pode oferecer) na internet é preciso achar uma sequência gratuita e bastante completa de artigos, vídeos e podcasts que deem uma base real de conhecimento. Sendo assim, para ser um autodidata é preciso ter paciência para garimpar as informações ideais e precisas para o aprendizado.

Um curso, por outro lado, já é bastante estruturado. Ele é desenvolvido para que os estudos sigam uma ordem lógica e bem direcionada. Sem contar que todo o material tem uma mesma linguagem, ou seja, dessa forma o aluno tende a entender tudo do começo ao fim.

Diante disso, é importante ter em mente que curso online, ou presencial, sempre vem em primeiro lugar, afinal, eles dão uma base de estudos e desenvolvimento pessoal. Depois de realizado, seguem as demais formas de aprendizado que vão complementar o conhecimento.

Autodidatismo / Aprendizado via Cursos

Conforme mencionamos anteriormente, ser autodidata é possível, mas sempre vai faltar um aprimoramento do que se aprendeu sozinho. Sendo assim, se o conteúdo que está consumindo não for importante para o mercado de trabalho (que geralmente exige diplomas e certificados), então continue com o seu método.

Do contrário, e o que se vê mais hoje em dia, é exigido, na maioria das vezes, nas empresas, um papel que comprova que você entende sobre determinado assunto e, até mesmo, domina tal área. Nesse caso, não há nada mais certo do que escolher um curso online, ou presencial, que possa demostrar os seus estudos e esforços em prol de um conhecimento específico

Na busca do desenvolvimento pessoal e profissional vale tudo, mas é indispensável que o autodidata saiba unir as duas vertentes que vão compor todo a sua inteligência e saber sobre determinados assunto.

Infelizmente, o mundo e o mercado de trabalho não estão preparados, ainda, para receber pessoas que se preocupam com o seu desenvolvimento pessoal buscando, sozinhos, as informações necessárias para suas dúvidas e vontades de aprender. Sendo assim, para fazer o papel da sociedade é necessário agregar a instituição de ensino nesse processo e, então, tirar o maior proveito de tudo o que ela tem a oferecer.

Guia de Comandos - Editor Vim

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!


Linux em super computadores!
O poder dos bancos de dados Open Source
Google Analytics Alternative