Blog Escola Linux

  

Comece a programar usando o Python hoje mesmo!

Comece a programar usando o Python hoje mesmo!

A programação é uma das habilidades que estão sendo mais valorizadas atualmente. Com a crescente onda de atualizações tecnológicas, cada vez mais temos novas pessoas interessadas em criar programas e aplicativos para diversas plataformas diferentes. Com a facilidade da internet, também temos diversos guias de introdução a programação disponíveis.

Diversos desses guias são para o famoso Python, uma linguagem de programação que facilita muito a criação de aplicativos e projetos, deixando o processo de programação mais rápido, fácil e dinâmico.

Existem diversas linguagens diferentes quando falamos de programação, o que permite que você escolha uma ou diversas especializações. Justamente por isso, buscar a linguagem ideal para a sua introdução a programação de acordo com sua necessidade é o ideal.

O Python costuma ser escolhido justamente por ser uma linguagem de amplo uso geral, comumente buscado por sua ênfase em legibilidade, ou seja, facilidade na leitura e execução dos códigos a serem criados. Justamente por isso, é comum que o Python seja a linguagem escolhida para a introdução a programação de pessoas sem experiência nessa área. Acompanhe!

Introdução a programação com Python

O Python, como uma linguagem de programação dinâmica e robusta, é multiplataforma, ou seja, pode atuar nas mais diversas plataformas, e multi-paradigma, orientada à diversas funções e objetos. O Python já vem pronto para rodar tanto em JVM como em .NET Framework. Sua versatilidade é ainda mais completa quando se vê que é possível usar o Python livremente, ou seja, de forma gratuita, até mesmo para projetos comerciais, e o Python abre programas para desktop, web e também para mobile.

Percebe-se então que para os mais experientes ou leigos em ciências de computação ter o Python como linguagem de introdução a programação é uma sábia escolha, pois ele, além de livre, poderá ser utilizado para tudo que mais se usa atualmente, que são computadores e celulares, de forma igual e equilibrada. Essa linguagem foi criada em cima da filosofia de enfatizar muito mais a importância do esforço de um programador, do que do esforço que a própria máquina faria. Com isso, se perde velocidade e expressividade para se dar espaço a praticidade e legibilidade.

Seu aprendizado é facilitado pela pouca necessidade de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave voltadas a compilação e identação sendo usada para marcar blocos. Para quem está começando, Python é uma excelente linguagem por ter uma biblioteca padrão gigantesca com métodos, classes e funções disponíveis para realizar basicamente qualquer tipo de tarefa. Ou seja, as tarefas poderão ser programadas com muito maior facilidade, usando bancos de dados, interfaces gráficas e tudo mais, já pré-pronto junto ao Python.

Mas a facilidade principal aos novatos em programação é, claramente, sua facilidade em leitura. Diversas linguagens de programação são extremamente mais complexas e difíceis de serem lidas, enquanto Python é uma linguagem muito simples de ser lida e analisada. As razões para se trabalhar com Python não são poucas. Essa é certamente a melhor linguagem de programação atualmente, que mesmo sendo antiga, consegue ser uma das mais utilizadas até hoje.

Curso Online Python para DevOPS

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!


Certificação LPI Nível 2: Seu próximo passo!
Você sabe o que é o Kali Linux?

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative