Blog Escola Linux

  

Como aumentar a produtividade do seu negócio utilizando o Gerenciamento Proativo

Como aumentar a produtividade do seu negócio utilizando o Gerenciamento Proativo

A integração de sistemas nas empresas já se tornou uma realidade, já que a Internet e a rede de computadores estão por todos os lados.  O responsável pela gestão da rede é a equipe de Tecnologia da Informação, garantindo o tráfego ágil e seguro de todas as informações diariamente trafegadas na rede da empresa.

O gerenciamento proativo, quando executado corretamente, contribui para a empresa tenha seus recursos otimizados, com o retorno adequado dos investimentos e tudo funcionando corretamente. Saiba  mais!

Gerenciamento proativo: O que é?

O gerenciamento proativo é um processo de controle, de coordenação e também de monitoramento tanto do hardware quanto do software envolvidos no compartilhamento de informações entre os dispositivos conectados na rede de uma empresa, seja computador, smartphone, aplicativo entre outros.

A função básica desse processo é obter informações do funcionamento de todo o ambiente, afim de identificar problemas, desvios de perfil e o desenvolvimento de soluções para a ocorrência de problemas reais. Onde o principal objetivo é aumentar a eficiência do trabalho que está sendo executado pelas equipes bem como a sua produtividade.

Podemos resumir como uma estrutura de controle tanto dos recursos físicos como lógicos, que podem estar distribuídos em ambientes diferentes dentro da organização. O gerenciamento proativo garante a qualidade dos serviços e também das conexões, além da proatividade, segurança e confiabilidade das informações geradas.

A importância do gerenciamento proativo para o seu negócio

Hoje em dia, é possível afirmar que a grande maioria das empresas necessitam de internet para a troca e compartilhamento de informações, onde cada um dos membros da organização necessita utilizar a rede de computadores bem como toda a infraestrutura necessária, como: roteadores, servidores, softwares entre outros. Onde problemas com o acesso, lentidão e interrupção desses serviços podem se tornar recorrentes, sem que ocorra a gestão correta de todos esses recursos, de uma forma integrada.

A constância dessas falhas pode gerar diversos transtornos para a empresa, como: prejuízos financeiros, perda de confiabilidade, entre muitos outros problemas. Pense em um banco, onde ocorre com frequência uma degradação na sua comunicação, impactando nos pagamentos/recebimentos, fluxo de caixa, gerando prejuízos.

Com o gerenciamento proativo, todos os imprevistos podem ser detectados previamente e assim prevenidos. Porém, para uma gestão de rede eficaz, não basta apenas bons profissionais e devidamente qualificados, é necessário utilizar ferramentas adequadas que realizem a verificação correta do funcionamento adequado de cada um dos equipamentos e também dos serviços. E quando for detectado algum problema/anomalia deve alarmar os profissionais de TI para verificar e corrigir, posteriormente.

As informações são geradas em tempo real, para que o gerenciamento proativo possa atuar de forma efetiva. Os colaboradores responsáveis pelo monitoramento acompanharam os riscos e os alarmes, para quando for detectado algo que necessite de correção, isso seja realizado no menor tempo possível. Para que a produtividade da empresa não seja afetada. A empresa, por sua vez, precisa buscar uma visão especializada, com ferramentas que possibilitem uma visão ágil, personalizada e com capacidade de expansão, para que a visualização de problemas ocorra de forma intuitiva com alarmes automáticos.

Compartilhe com a gente sua experiência com gerenciamento proativo!

Curso Online Monitoramento Nagios

Curso Online Monitoramento de Redes com Zabbix 4

Conheça seu próximo servidor de redes: FreeBSD
Introdução ao Banco de Dados MySQL

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative