Blog Escola Linux

  

Conheça a distribuição SuSE Linux: sua história e distribuição

Conheça a distribuição SuSE Linux: sua história e distribuição

O SUSE Linux nada mais é que o sistema operativo Linux. Este sistema operacional – como também é chamado – é desenvolvido com base no kernel Linux.

Sua distribuição se dá com aplicativos, bem como com softwares de determinados projetos com código aberto.

A origem do SUSE Linux se deu na Alemanha, analogamente seu desenvolvimento na Europa. Entretanto, sua aparição primórdia ocorreu no ano de 1994, sendo esta a distribuição mais antiga que tem o cunho comercial.

Sua primeira aparição foi em 1994, sendo uma das mais antigas distribuições de cunho comercial.

A Novell, empresa norte-americana que fundou a Open Invention Network, comprou a SuSE em 2003. Conquanto, entendendo que a comunidade exercia um grande papel em determinados processos do desenvolvimento, acabou abrindo a distribuição para os contribuidores externos no ano de 2005. Assim foi criada a OpenSUSE. Leia mais!

A história e seu desenvolvimento

A Companhia de Software e Desenvolvimento de Sistemas, ou Gesellschaft für Software und System Entwicklung mbH fundou-se em 1992.

Foi um total de 12 fundadores, com a ideia original do desenvolvimento de um software, assim como da prestação de suporte para a UNIX.

“S.u.S.E” é um acrônimo em alemão de “Software und System-Entwicklung”, que significa “Software e Desenvolvimento de Sistemas”. Contudo, a nomenclatura completa não foi utilizada e, em 1998, passou a ser SUSE.

Produtos Linux – OpenSUSE Linux

O sistema operativo OpenSUSE baseou-se nos núcleos Linux, primordialmente desenvolvido de maneira gratuita pela comunidade.

Após obter grande sucesso com a rede Netware, a Novell acabou lançando a SUSE Linux Professional. Este foi um projeto onde o código se deu 100% livre, contando com a comunidade para o desenvolvimento do processo.

A versão teste – inicial – foi a SUSE Linux 10.0, mas a OpenSUSE Leap 15.0 é versão corrente estável.

Dirigida pela openSUSE Project, com patrocínio da Novell, o sistema desenvolve e mantém os componentes de distribuição SUSE Linux.

Além disso, o projeto tem o provimento do portal web para que a comunidade se envolva. A colaboração se dá por meio de códigos no OpenSUSE Build Service, com:

  • Escrita de Documentações;
  • Desenho de Artes Gráficas;
  • Criação de discussões abertas por mailing lists;
  • Aprimoramento por wikis.

A distribuição

O OpenSUSE tem livre e completa disponibilidade de download por bittorrent ou download direto. Entretanto, também é vendido para o público como Box-DVD.

Versões suportadas pelo OpenSUSE

Leap 15.0

Otimizado para ser utilizado em nuvem através de convite de virtualização. Assim sendo, ostenta novo patrocinador e kernel 4.12.14. Por certo, também possui uma gama de desktops, como Gnome e KDE. Para testes, possui imagens LiveUSB com pacote comunitário construído com base nos núcleos de fontes 15 SUSE Linux Enterprise.

Leap 15.1

Oferece a empreendedores, profissionais e ISV um suporte atual para hardwares modernos. A funcionalidade é aperfeiçoada do YaST, bem como do instalador.

Nele encontram-se diversas tecnologias para conteinerização. Da mesma forma, traz contêiner e reprodutibilidade para a computação científica e de alto desempenho.

Tumbleweed

De fato, essa é a versão que possui o tempo para suporte “infinito”. Entretanto, o usuário deve manter o sistema atualizado, com a maneira de atualização diferente do Leap.

É preciso efetivar via terminal, com efeito do root dentro do comando que é “zypper dup”. Não existem versões. Isso quer dizer que novos programas são acessíveis para atualização quando são testados pelo OpenSUSE.

Independente da versão, bem como outra distribuição Linux, OpenSUSE traz originalmente todas as aplicações necessárias. Caso haja a necessidade de especificidades, é possível instalar o software gratuitamente que, em geral, está facilmente disponível.

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Curso Online Linux Essentials-Preparatório LPIC 101

Segurança de rede wifi: teste de invasão e como pr...
Java com Tomcat : um pouco sobre esse servidor

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative