Blog Escola Linux

  

Conheça as distribuições Linux comerciais que pode ser utilizadas na sua empresa

Conheça as distribuições Linux comerciais que pode ser utilizadas na sua empresa

Sabemos que ao falar em Linux, temos um mundo para explorar de sistemas operacionais que são baseados no Kernel do Linux, principalmente aqueles com base GNU. Tudo isso porque o Linux e o GNU possuem código aberto e suas licenças possibilitam o uso livre. Onde o resultado disso é basicamente que ficou acessível para todos, desde grandes empresas até as menores e mais simples. Esse modelo traz benefícios diretos para o Linux, GNU ou qualquer outro componente, pois qualquer pessoa pode contribuir, mesmo que grande parte dos projetos sejam feitos por empresas de grande porte, como a IBM, HP, Oracle entre outros, porém temos uma parcela desenvolvida por programadores individuais com grandes ideias.

As distribuições Linux são bem versáteis, com sistemas para diversas finalidades. Porém, nem tudo mundo está acostumando com o mundo do pinguim e não tem ideia de qual escolher, buscam por mais opções para ter informações suficientes para escolher, baseado em pesquisas anteriores. Para facilitar, separamos as principais distribuições Linux que são utilizadas em empresas e que podem ser utilizadas na sua empresa também. Acompanhe!

Saiba o que significa uma Distribuição Linux?

Para muitas pessoas, o termo Distribuição Linux é uma expressão bem diferente, onde a grande parte não tem familiaridade, por isso vamos tentar simplificar as denominações de Linux, GNU e distribuição Linux. Começamos pelo Linux que é o Kernel do Sistema Operacional, é o responsável por controlar tudo, como se fosse o cérebro humano. Já GNU é um sistema operacional simples, que contém compiladores, softwares necessários para o funcionamento e componentes essenciais.

Já uma distribuição Linux não é um cérebro com sistema operacional básico, ou um Linux com GNU, mas sim um sistema operacional completo e totalmente customizado, de acordo com a necessidade de um público especifico e também de acordo com os desenvolvedores. A distribuição Linux possui um conjunto de programas que possuem interface gráfica, pacote para escritório, navegadores entre outros.

Conheça as 3 principais distribuições comerciais Linux

  1. Red Hat Enterprise Linux - RHEL: Uma das mais conhecidas empresas que atuam em conjunto com Linux é a Red Hat sendo um dos distribuidores mais procurados pelas empresas. Os valores dos serviços oferecidos pela Red Hat não são tão acessíveis, porém a qualidade é certa. Por isso, algumas empresas optam por essa distribuição quando buscam estabilidade e boa performance.

  2. Oracle Linux: Basicamente as diferenças entre o Oracle Linux e o Red HaT Linux são os valores do produto final e do suporte. As distribuições tem a mesma base (Fedora). A qualidade do Oracle Linux é muito boa, tornando-se uma ótima opção no quesito custo x benefício para as empresas.

  3. SUSE Linux – Open SUSE: Uma das versões mais antigas de distribuição do Linux, onde igualmente ao Red Hat, sua história está interligada com os primeiros passos do Linux no ambiente empresarial. Sua popularidade não é tão grande no Brasil, porém seu sucesso é muito grande na Europa e é opção de diversas empresas. O Open SUSE é a versão comunitária do SUSE Enterprise, ele pode ser utilizado tanto em Desktops ou em Servidores. Possui versões de lançamento e Rolling Release, fique atento na hora da sua escolha.

Sua empresa atua com algum desses distribuidores Linux? Comente aqui!

Curso Online  CentOS Linux System Administrator II

Curso Online  CentOS Linux System Administrator I

Como ser um desenvolvedor android?
Explore um mundo novo: Business Intelligence com P...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative