Blog Escola Linux

  

Conheça as principais ferramentas de trabalho de um DEVOPS

Conheça as principais ferramentas de trabalho de um DEVOPS

A área de TI (Tecnologia da Informação) é uma das que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Esse segmento ganhou espaço principalmente depois que a tecnologia atingiu o ponto alto de desenvolvimento, trazendo quase todas as pessoas para o universo da web.

No entanto, mesmo quem já está inserido no mercado de tecnologia da informação se depara, de vez em quando, com alguns termos diferentes ou mesmo novas invenções, que surgem para proporcionar uma melhoria, mas podem ser um pouco difíceis de compreender.

Foi pensando nisso que hoje vamos te apresentar ao DEVOPS, dizer do que se trata, como funciona e quais são as suas principais ferramentas. Ficou curioso? Então vamos lá!

O que é um DevOPs?

Antes de falar sobre as ferramentas, vamos ao significado desse termo. DEVOPS, na realidade é uma palavra com vários conceitos, e que vivem em constante mudança, porque as pessoas sempre apresentam opiniões divergentes a respeito desse assunto.

Mas o porquê dele ter surgido é possível definir. O DEVOPS foi criado pois era preciso encontrar um jeito de tornar as entregas de TI mais ágeis. Ele na verdade tem como principais objetivos melhorar a comunicação, e integração entre quem administra a TI e quem desenvolve os softwares.

Essa idéia teve início em 2009, após muita pesquisa em diferentes locais do mundo, até que o termo apareceu e junto com ele, o objetivo de melhorar.

Principais Ferramentas

Agora, para você ficar por dentro do assunto, vamos falar um pouco sobre as ferramentas mais usadas para o trabalho de um DevOPs.

Ansible

Essa ferramenta surgiu recentemente e sua função é utilizar um arquivo de inventário denominado “hosts”. Dessa forma, é possível estabelecer qual nó você quer controlar. Quando falamos em nó, nos referimos a vários tipos deles: servidores web, servidores de DNS etc. E a partir do Ansible é possível gerenciar todos esses nós de uma única vez, ao mesmo tempo.

Puppet

Essa ferramenta de DevOPs é automatizadora, utilizada basicamente para gerenciamento dos servidores Unix e Linux. Ele foi desenvolvido para lidar com os problemas mais complicados de administração desses servidores. O Puppet fez tanto sucesso entre os usuários que foi classificado como um dos onze melhores recursos open source de cloud computing.

Chef

A função da ferramenta, ou framework, como é chamado o Chef é promover a interatividade de sistemas. Ele é utilizado para tornar automática a instalação, bem como o suporte de uma aplicação feita em nuvem. O Chef conta com novidades como o “why run”, que possibilita antecipação em algo que o usuário queira mudar para que o sistema utilizado siga fazendo as atualizações necessárias de acordo com o que é mandado.

A ferramenta Chef também identifica e corrige erros e já disponibiliza o serviço de coleta de dados estatísticos de acordo com a necessidade do usuário.

Citamos algumas das ferramentas mais utilizadas de trabalho de DEVOPS: Ansible, Puppet e Chef. Esperamos que depois dessa introdução tenha sido possível compreender a função dessas ferramentas e o quanto elas têm ajudado a melhorar o universo da tecnologia da informação.

Curso Online AWS para DevOPS

Curso Online Linux in Cloud Essentials

Hospede seus próprios sites
Qual a melhor distribuição Linux para programação?

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative