Blog Escola Linux

  

Conheça os principais sites de download de software livre

Conheça os principais sites de download de software livre

A internet é um lugar onde é possível encontrar de tudo um pouco. É difícil de encontrar uma pessoa que nunca fez um download de um determinado programa para computador. Para facilitar esta busca por softwares, existem inúmeros sites especializados na disponibilização de programas, jogos e outros recursos específicos. São tantos os sites que muitas vezes não sabemos quais são apontados com os mais importantes na hora de encontrar algum aplicativo.

É difícil de encontrar quais são as páginas que apresentam melhor qualidade e variedade de conteúdo, e também quais apresentam programas mais seguros, que podem ser baixados sem ter tanta preocupação com entrada de algum vírus. Neste texto, você vai conhecer os principais sites voltados ao download de softwares, e, com isso, encontrará opções onde terá mais chances de encontrar o programa que deseja. Aprenda mais!

Sourceforge

O portal SourceForge foi um dos primeiros portais para hospedar e distribuir software de código aberto. Ao longo dos anos, o SourceForge tornou-se um dos principais recursos para projetos de código aberto. O site se orgulha de hospedar mais de 500.000 projetos e possuir milhões de usuários registrados. Ele vê mais de 4 milhões de downloads por dia de mais de 30 milhões de usuários mensais.

Você pode encontrar projetos de código aberto em destaque em sua página inicial, juntamente com os projetos de escolha do editor. Você também pode procurar software em várias categorias. Uma opção de pesquisa também está disponível. O SourceForge também fornece estatísticas sobre downloads para que você possa ver se o projeto é popular ou não. A página do projeto também mostra qual sistema operacional é suportado e qual licença é usada.

Os membros registrados também podem avaliar e analisar software, semelhante ao que você vê na Play Store e na App Store. O SourceForge entrou em polêmica em 2013-14 quando tentou monetizar os downloads com adware. Felizmente, agora pertence à Slashdot Media e seu presidente Logan Abbott garantiu que o software permaneça livre de anúncios. Acesse o Sourceforge!

FossHub

O portal FossHub foi fundado em 2007 com o objetivo de se tornar “lugar confiável para usuários que desejam baixar seus títulos de software favoritos e como um parceiro confiável para determinados projetos gratuitos”. Ele fornece servidores rápidos em todo o mundo e páginas otimizadas para uma carga e download rápidos de software de código aberto. Eles têm apenas links de download direto, portanto, nenhum redirecionamento ou tempo de espera por lá.

A Página do projeto lista o número total de downloads. Também mostra os sistemas operacionais suportados. Você também pode avaliar e revisar o software, mesmo se você não for um membro registrado.

Só para esclarecer, o FossHub também hospeda alguns poucos freewares de código fechado selecionados. Isso pode confundir algumas pessoas, pois elas podem esperar que o FossHub hospede apenas softwares livres e de código aberto. Seria melhor se eles mencionassem claramente em cada página do projeto se o software em questão é FOSS ou não. Acesse o FossHub!

GitHub

O GitHub é um pouco diferente dos dois portais discutidos acima. O GitHub está mais focado em hospedar código-fonte e desenvolvimento de projetos. Mas também é amplamente usado para distribuir software. Os desenvolvedores podem criar suas próprias páginas da Web no GitHub e podem fornecer o download direto a partir dele. O software também pode ser baixado diretamente do repositório principal.

Como usuário final, você não achará o GitHub muito amigável para procurar por software e baixá-lo. Mas se você é um desenvolvedor, o GitHub é o paraíso para você. Acesse o GitHub!

F-Droid

O portal F-Droid é especializado em listar e distribuir software livre e de código aberto para o Android. Você pode procurar aplicativos Android FOSS em várias categorias. Você também pode baixar os arquivos APK diretamente do site, mas é recomendável usar o cliente F-Droid para instalar os aplicativos.

Com o cliente F-Droid, seu aplicativo Android instalado receberá atualizações. Se você usar diretamente o APK, ele não receberá atualizações e, portanto, representará um risco de segurança. Acesse o F-Droid!

Outros sites

Também gostaríamos de mencionar Savannah do projeto GNU para baixar software livre e de código aberto aqui. É um site antigo da FSF que não é muito fácil de usar. No entanto, você pode ter certeza de obter 100% de software gratuito e de código aberto aqui.

O site alternativeTo também é um bom lugar para encontrar recomendações de software alternativas de código aberto. Você pode filtrar por plataforma e licenças para garantir que está obtendo a recomendação apropriada. No entanto, ele não hospeda os projetos em si.

Essa lista pode não ser exaustiva e você pode conhecer alguns outros sites que hospedam e distribuem software de código aberto. Se sim, por favor mencione-os na seção de comentários abaixo e me ajude a melhorar esta lista de sites para baixar softwares de código aberto?

Curso Online Linux Network Administrator

Curso Online Linux in Cloud Essentials

Android: Um Kernel Linux!
Virtualização fácil com Virtualbox
Google Analytics Alternative