Blog Escola Linux

  

Conheça os principais softwares de Virtualização para Linux

Conheça os principais softwares de Virtualização para Linux

A virtualização permite usar vários sistemas operacionais em um único computador ou máquina. Então, para profissionais de TI ou desenvolvedores, será uma opção mais fácil usar o software de virtualização. Já que eles precisam de vários sistemas operacionais para criar sistemas diferentes em ambientes diferentes.

Abaixo listamos os softwares de virtualização para Linux, cada um oferecendo seus próprios conjuntos de recursos exclusivos e compatibilidade de plataforma. Conheça!

VMWare

Com quase 20 anos de mercado, o VMware Workstation é frequentemente considerado o padrão do setor quando se trata de Softwares de Virtualização. Assim, existem duas versões do aplicativo, Workstation Player e Workstation Pro, as primeiras disponíveis gratuitamente.

O Player permite criar novas VMs e suporta mais de 200 sistemas operacionais convidados. Além disso, ele também permite o compartilhamento de arquivos entre host e convidado e apresenta muitas vantagens gráficas, além de suporte para telas 4K.

Onde a versão gratuita fica aquém, na maioria das vezes, é quando se trata da funcionalidade avançada da VMware, como executar mais de uma VM por vez e acessar muitas das habilidades mencionadas acima, como clonagem, snapshots e redes complexas.

O Workstation Player também está restrito ao uso comercial; portanto, espera-se que as empresas que desejam utilizar o software Workstation adquiram uma ou mais licenças Pro, se pretenderem utilizar o aplicativo além do período de avaliação.

Proxmox

O Proxmox é uma alternativa de baixo custo ao Red Hat em softwares de Virtualização para Linux. Ele é particularmente usado entre pequenas e médias empresas com equipe de TI com experiência em software de código aberto.

Sua combinação de virtualização de servidores e armazenamento definido por software em um produto o torna especialmente atraente para as organizações que desejam implementar essas tecnologias. Ele também concorre estreitamente com o Virtuozzo (veja abaixo).

Red Hat Virtualization

Um dos softwares de virtualização para Linux, o Red Hat Software. Está escrito em Java. Sua primeira versão foi lançada em junho de 2010. A Red Hat é uma empresa de software que desenvolve software de código aberto.

Recursos da ferramenta:

  • Os aplicativos também são rápidos na virtualização. Portanto, nos principais recursos, eles prometem melhor desempenho.
  • É um sistema de código aberto. Então você pode fazer isso, para integrar-se aos sistemas conforme sua exigência.
  • É fácil de usar, configurar e gerenciar.

Citrix Xen

O Citrix xen, considerado um dos melhores softwares de virtualização para Linux oferece um conjunto de recursos em nível corporativo como uma alternativa de plataforma de virtualização de baixo custo ao VMware vSphere.

Ele lidera o setor em suporte a gráficos 3D e pode abranger tanto as cargas de trabalho do Windows quanto do Linux.

O Citrix é classificado um pouco atrás do VMware pelos usuários, mas não muito. Ele também possui seguidores entre pequenas e médias empresas.

Virtuozzo

Virtuozzo é basicamente uma empresa criada para fornecer suporte comercial à plataforma KVM (Virtual Machine Virtual Machine) baseada em Kernel. Ele adiciona muitas melhorias ao KVM, que é o hipervisor de código aberto mais popular.

Aqueles que usam o KVM que desejam funcionalidade e suporte aprimorados devem considerar o Virtuozzo, assim como qualquer pessoa que queira virtualizar servidores Linux.

Sua base de usuários é composta principalmente por pequenas e médias empresas, e não por grandes empresas. O Virtuozzo, considerado um dos melhores softwares de virtualização para Linux combina a virtualização de servidores com armazenamento definidos por software.

Caso deseje escolher um software de virtualização existem diversos para ambiente Linux. É possível escolher entre diversas opções levando em consideração performance, custo ou características próprias.

Curso Online VMware - Virtualization from Scratch

Curso Online Virtualizando com Citrix XenServer

Conheça o roteador Ubiquiti: especificações e prin...
Google Analytics Alternative