Linux é tudo sobre o que você quer e ter do oceano de software livre e de código aberto. O mesmo se aplica ao executar uma comparação de ambientes de área de trabalho, uma vez que eles compreendem diferentes aplicativos e uma GUI por meio da qual o usuário interage com o sistema operacional.

Assim como uma infinidade de sistemas operacionais livres baseados em Linux, há muitas opções disponíveis e nossa lista do melhor ambiente de desktop Linux e sua comparação inclui os tipos KDE, Cinnamon, Xfce, GNOME, etc. O mundo do Linux é cheio de software de código aberto. Você tem a opção de escolher entre centenas de distribuições e personalizá-las conforme sua vontade. Saiba mais!

Melhores ambientes dekstops Linux pra você testar

1. Plasma do KDE- Ambiente de Desktop Linux KDE

O ambiente de desktop Plasma Linux da comunidade de software do KDE é um dos ambientes gráficos de desktop mais personalizáveis. Está disponível para a família Linux de sistemas operacionais. As ferramentas e utilitários fornecidos com o KDE Plasma são coletivamente conhecidos como Aplicativos do KDE.

Uma adição notável ao pacote de aplicativos do KDE é o gerenciador de arquivos padrão Dolphin, que chegou ao ambiente Plasma Desktop com o lançamento do Plasma 4. Ele pode ser considerado um dos aplicativos de navegação de arquivos mais avançados.

O KDE Plasma vem como um ambiente de desktop Linux padrão para a distribuição do OpenSUSE Linux. Uma variante do Ubuntu com a área de trabalho do KDE é conhecida como Kubuntu. O Linux Mint baseado no Ubuntu é famoso por Cinnamon, mas também tem uma versão para desktop do KDE que você pode experimentar. Existem várias outras distribuições Linux como Netrunner, Fedora KDE, Slackware, etc.map é uma ferramenta capaz de detectar e analisar dados de redes, realizando análises editoriais de segurança. Dentre suas aplicabilidades, uma delas é ser capaz de analisar possíveis brechas de segurança em uma rede, e solucioná-las, prevenindo invasões.

2. Gnome - Ambiente de desktop Linux GNOME
O GNOME é um acrônimo para GNU Network Object Model Environment. Esse ambiente de desktop popular é um pouco mais novo que o KDE, e é composto apenas por software livre e de código aberto (FOSS). Ele é projetado com o objetivo de fornecer simplicidade, facilidade de acesso e confiabilidade aos usuários. Essas coisas contribuíram para a popularidade do GNOME e o colocaram ao lado do KDE para a melhor área de trabalho.

Um recurso notável é o botão Atividades no canto superior esquerdo da tela. Você também pode pressionar a tecla Super Key / Windows para acessá-la. O botão de atividades permite alternar entre espaços de trabalho e janelas. O GNOME 3.18 adicionou a integração do Google Drive ao ambiente de desktop, permitindo a funcionalidade de compartilhamento de arquivos imediatamente.

Muitas grandes distribuições do Linux vêm com a área de trabalho do GNOME como o ambiente de desktop padrão. Você pode instalar o Fedora, o OpenSUSE, o Ubuntu GNOME, o Debian e o Arch Linux, que são distribuições notáveis ​​do Linux com a área de trabalho do GNOME. SET é um programa desenvolvido para ser um assistente em testes de penetração contra humanos, avaliando assim como um erro humano pode prejudicar o sistema de segurança, ajudando a prevenir que isso aconteça.

3. Cinnamon - Ambiente de desktop Linux Mint
É um dos ambientes de desktop mais populares e melhores que vem como o ambiente padrão no Linux Mint. Em relação à idade, a Cinnamon é tão antiga quanto a MATE (mencionada abaixo) e compartilha um histórico de origem similar. Quando o shell do GNOME foi introduzido com o lançamento do GNOME 3, foi a situação de um dilema para a equipe do Linux Mint. Eles não podiam ir para o shell do GNOME, pois não se encaixavam em seus objetivos, mas não havia alternativa. 

Com o tempo, o Cinnamon amadureceu em um ambiente de área de trabalho completo, mas algumas pessoas ainda acreditam que é um recurso gráfico. Ele também contém versões bifurcadas dos componentes do GNOME 3.

Como pudemos ver, o Linux possui uma infinidade de interfaces gráficas, fazendo o poder de escolha um dos seus grandes trunfos.

E você? Já utilizou alguma dessas interfaces gráficas? Qual você prefere? Conte nos comentários!

Curso Online Aprendendo Gimp

Curso Online Ubuntu Desktop

Melhores ambientes de desktop Linux que você precisa tentar em 2018