Blog Escola Linux

  

Construa seu próprio computador com o Arduino!

Construa seu próprio computador com o Arduino!

As pessoas que são entusiastas de tecnologia, certamente, já imaginaram que um dia uma série de atividades básicas do dia a dia poderia ser feitas por computadores. A ótima notícia para essas apaixonadas por máquinas é que isso já pode ser feito. Uma placa Arduino é o que torna isso possível.

Essa placa pode ser a solução para diversas coisas se transformarem mais práticas. Usando de maneira inteligente é possível fazer a automação de inúmeros eletrodomésticos e objetos que tem em casa. Fazer com que as coisas funcionem de forma programa, automática, inclusive, criar inovações, coisas nunca antes feitas. Acompanhe!

O que é a placa arduino?

O Arduino surgiu na Itália há doze anos, com viés educativo, foi elaborado para interagir com as aplicações escolares. É uma prototipagem eletrônica de código aberto muito versátil, pois permite a interação de softwares e hardwares de maneira muito simplificada.

Uma placa que oferece é essa possibilidade se difundiu de forma muito rápida, hoje existem pessoas no mundo inteiro utilizando a ferramenta para uma série de projetos. Não é usado somente para a área da educação, hoje engenheiros e projetistas que utilizam o Arduino para conseguirem tocar os seus projetos.

A popularidade do Arduino cresceu muito nos últimos anos, principalmente, com o surgimento de um grande número de pessoas que se interessam pela a possibilidade de criar o seu próprio computador, fazer automação de seus eletrodomésticos, criar sistemas tecnológicas que necessitem da interligação entre softwares e hardwares, entre outros projetos.

Construindo o seu computador

A placa Arduino é uma microcontrolador de AVR com 8 bits. Junto a isso está a possibilidade de interligação de componentes para fazer a incorporação de circuitos. O que possibilita que seja feita essa expansão das capacidades do computador são os seus Shields. O Arduino é a placa principal e é ligada a essas outras placas conhecidas como Shields. E com esses elementos expansivos é possível adicionar uma série de funções no seu projeto, como o controle de sensores, comunicação e conexão ethernet e GPS, entre outras funcionalidades.

Devido ao crescimento do Arduino, vem surgindo uma série de dispositivos elaborados com compatibilidade para a placa. Com essa possiblidade, é possível, por exemplo, criar sensores que você possa controlar de seu computador desktop ou, então dispositivo móvel. Um projeto muito famoso na internet é o que permite que uma cafeteira prepare o café por meio de um tweet. E como isso funciona?

As pessoas determinam um código que será reconhecido pelo aparelho. Esse código é um tweet especifico. Sempre que a pessoa escrever essa mensagem, esse estímulo, a cafeteira reconhece faz o trabalho. Isso é possível pela interação entre os comandos do computador e a possibilidade de reconhecimento dos hardwares. Projetos como esse que usa o twitter, podem ser encontrados aos montes na internet. Basta usar a criatividade e tornar uma série de atividades diárias mais práticas. Há uma série de placas criadas por inúmeros fabricantes. Enquanto outros são feitos por apaixonados por tecnologia de forma caseira. A plataforma o os Shields oferecem muitas funcionalidades às pessoas.

E você? Ja fez algum projeto no Arduino? Conte-nos sua experiência!

Curso Online Arduino na Prática

Curso Online Raspberry Pi

Proteja seu servidor Linux!
Conheça o Fedora: seu próximo sistema operacional

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative