Blog Escola Linux

  

Cultura Devops: Por onde começar?!

Cultura Devops: Por onde começar?!

Com a modernidade batendo à porta das empresas, otimizar processos, segurança e produtividade vem sendo prioridade de todos os setores. Dessa forma, a Cultura Devops começa a ganhar cada vez mais relevância no cenário.

No entanto, implementar a cultura Devops em um empreendimento muitas vezes parece algo que é responsabilidade apenas de um setor, e, dessa maneira, é comum que gestores e membros da equipe sintam resistência e dificuldade, perdendo o propósito dessa estratégia. Descubra!

Cultura Devops: o que é?

Agora, por que podemos afirmar que implementar a cultura Devops perde seu propósito quando implementada em um único setor de um empreendimento de TI?

Isso está diretamente relacionado ao propósito da cultura Devops como um todo, que é desenvolver uma metodologia de desenvolvimento de software que abre uma ponte de comunicação entre desenvolvedores e profissionais de infraestrutura de TI.

Ao padronizar o ambiente de desenvolvimento, a cultura Devops é capaz de alinhar os setores, o que agiliza o lançamento de novas versões, além de ser capaz de automatizar processos e tornar a implantação de soluções e novas versões mais simples.

Em suma, a Cultura Devops é capaz de otimizar processos em diversos setores de empresas de TI, simplesmente alinhando e integrando áreas.

Cultura Devops: por onde começar?

Uma vez que fica evidente as vantagens desse tipo de cultura em uma empresa, é interessante saber como começar essa mudança.

1. Todos os setores devem se alinhar

Antes de implementar a automação de tarefas ou alterar processos, é importante alinhar todos os setores, e todos os funcionários. Para implementar a cultura Devops com sucesso é importante ter o apoio de todos os cargos, independentemente de sua hierarquia na empresa.

Isso significa que, mesmo que um profissional com muito tempo de casa tenha costumes consolidados, ele deve estar pronto para mudar operações, assim como os iniciantes.

2. Faça testes regularmente

A cultura Devops depende de todos os funcionários estarem alinhados utilizando a mesma versão do sistema, e se valendo do sistema de nuvem para garantir a integração entre áreas. Dessa forma, é importante sempre conferir se tudo está funcionando adequadamente e se todos têm acesso aos dados necessários para desenvolver suas funções. 

3. Implemente aos poucos 

A Cultura Devops não tem uma fórmula fixa para ser implementada em um empreendimento. Alinhar um sistema todo de uma vez só pode ser muito mais complexo do que ir acrescentando elementos e estimulando a comunicação entre os setores aos poucos. 

A chave para implementar esse tipo de mudança em um empreendimento é, aos poucos, padronizar o material produzido. É possível começar padronizando relatórios e diminuindo a hierarquia dentro das equipes, estimulando a comunicação e a multidisciplinaridade. 

Devops é, como o nome indica, uma cultura de empresa, e isso não é algo que se muda da noite para o dia. Aos poucos, e com o auxílio e a compreensão de todos os setores, é possível desenvolver soluções e entender o que cada profissional precisa. 

Escutando feedback, estando aberto a mudanças e padronizando o sistema, é possível abrir uma comunicação maior entre todo o corpo de funcionários da empresa, o que, por sua vez, permite maior agilidade e otimização nos serviços. 

E você? Já implementou uma cultura DevOps em sua empresa? Conte-nos sua experiência!?

Curso Online AWS para DevOPS

Curso Online Python para DevOPS

Cultura Devops: o que é?

Conheça as principais competências não técnicas pa...
12 Ferramentas de segurança do Kali

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative