Blog Escola Linux

  

Elasticsearch: sua próxima ferramenta de buscas

Elasticsearch: sua próxima ferramenta de buscas

O Elasticsearch é um recurso que pode auxiliar e oferecer ainda mais praticidade nas buscas dos seus sistemas. Ele é uma ferramenta de código aberto que foi desenvolvida a partir do software Apache Lucene. Um recurso que oferece inúmeras facilidades para quem o utiliza, deixando os processos mais ágeis e se distanciando de toda a complexidade necessária do aprendizado de Lucene.

Mas, o que é Elasticsearch? É uma engine de full-text. Mas, não somente isso. A ferramenta traz consigo, também, outras possibilidades, como por exemplo, a disponibilização de uma API, a oportunidade de ter acesso aos dados simultâneos e em tempo real, um direcionamento aos documentos e uma configuração que o orienta para a obtenção de uma disponibilidade alta.

A aplicação guarda os dados inerentes em formato de documentos. Esses documentos estão disponibilizados em JSON em HTTP, facilitando a vida dos usuários, já que esse é o formato suportado pela maior parte das novas linguagens da computação. Confira!

O que é o Elasticsearch?

O Elasticsearch pode armazenar uma quantidade gigantesca de dados, podendo, inclusive, escalar para milhares de servidores. O responsável por essa possibilidade é a sua bem estruturada e poderosa arquitetura distribuída. Dessa forma, ele permite que os programadores consigam escalar, buscar e se aprofundar nos dados com uma velocidade nunca antes imaginada, e com igual eficiência. Ele pode ser usado para fazer uma série de funções, mesmo as operações mais intrínsecas podem ser feitas de forma eficaz automaticamente, sem que se perceba.

Muitas são as empresas jáfazem uso dessa ferramenta de buscas. Elas possibilitam que consigam unir três etapas fundamentais: a pesquisa analítica, a estruturada e a de textos. As grandes empresas usam o recurso para diversos fins. Ele ajuda na compreensão ágil e eficiente do bigdata, para tomar decisões importantes, facilitando e encurtando as ações que podem impactar o posicionamento diante o mercado.

Pode ser usado para ter feedbacks em tempo real de como os usuários ou público reagem a um determinado produto ou serviço. E isso pode direcionar a forma de ação de modelo de negócio. Quando compreendemos o que é elasticsearch, entendemos diversas formas de facilitar os processos com a ferramenta, seja para a pesquisa de texto completas, como consulta à geolocalização, ou até para facilitar a posterior consulta as milhões ou bilhões de linhas de código.

Rapidez ao pesquisar

Uma vantagem significativa que se alcança ao optar pelo uso de uma ferramenta de buscas tão eficiente quanto Elasticsearch é efetuar pesquisas muito rápidas, mesmo que sejam sobre uma quantidade enorme de dados. Isso se dá pela simplicidade com que a ferramenta trabalha, mesmo com toda a dificuldade e complexidade do trabalho feito por ela.

Os outros sistemas que fazem a gestão dos bancos de dados costumam não desempenhar um bom papel quando falamos de pesquisas de texto completo ou, então de dados brutos. As consultas de banco de dados SQl que levariam um determinado tempo para ser realizadas podem levar milissegundos para serem efetivas no Elasticsearch.

E a grande vantagem da ferramenta é que ela não se restringe somente ao uso de grandes empresas, com estruturas gigantes. Muitas pessoas, principalmente em starups, começam a usá-la.

E você? Já trabalhou com o Elasticsearch? Quais foram os resultados?! Conte sua experiência!

Curso Online Elasticsearch

 

Curso Online Big Data com Apache Hadoop

Testes de invasão! Faça em sua rede antes que faça...
DNS Bind: O que é e por que devo aprender!

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative