Blog Escola Linux

  

Ferramentas de Gerenciamento de Projeto: você precisar usar uma!

Ferramentas de Gerenciamento de Projeto: você precisar usar uma!

Fazer a gestão de projetos dentro de uma empresa não é algo simples. Pode impactar os processos de maneira emblemática ou, até mesmo, determinante para o andamento da produção. Por isso, quando pensamos em gerenciar os projetos, devemos também nos preocupar com uma alçada de qualidade em tempo hábil.

O mais interessante, nesse caso, é conseguir conciliar duas coisas fundamentais, um curto espaço de tempo com a qualidade do gerenciamento, para isso será preciso buscar alternativas eficientes e focar-se na dedicação da equipe. Em um momento como esse uma ferramenta de gerenciamento de projetos pode ser uma auxiliar importante. Acompanhe!

O que é uma ferramenta de gerenciamento de projetos

Quando se utiliza um software que possibilita tal eficiência, é possível ter melhor percepção sobre todo o processo, como o armazenamento de informações fundamentais, dos insights que vão surgindo com o decorrer da estruturação do projeto, com o brainstorm existente entre os componentes da equipe.

Ao controlar todas as ações de uma empresa por meio de planilhas, tabelas, relatórios, entre outros documentos, assumimos também a o risco de perder e comprometer todos esses arquivos. Portanto, uma ferramenta de gerenciamento de projetos pode ser uma solução para oferecer maior segurança e praticidade de manuseio e armazenamento.

Além disso, uma gestão de projetos eficiente consegue fazer com que haja um cenário mais favorável para posterior investimento. A compreensão acerca da situação e condição de efetiva ação fica mais clara. As melhores oportunidades são observadas facilmente, se torna possível fazer melhores escolhas.

A ferramenta de gerenciamento de projetos ideal

Um gestor de projetos precisa estar atento ás possibilidades de aperfeiçoar ainda mais os processos dentro da empresa. O seu foco deve ser encontrar maneiras de se comunicar, de organizar o material e analisá-lo de forma ágil. Algumas ferramentas possibilitam fazer isso de forma eficaz.

Project libre

Essa é uma ferramenta gratuita e que pode ser muito eficiente para uma empresa. Ela permite, inclusive, que seja feita a integração com ERP, fazendo com que o trabalho seja efetivamente estimulado, ajudando no aperfeiçoamento do processo. Com ela, pode ser feita a gestão de qualquer projeto, é uma ferramenta em código aberto. É possível ter controle de todas as tarefas que devem ser realizadas, quais os prazos devem ser respeitados e quais recursos uma empresa tem para fazer isso.

Dropbox

Essa é uma ferramenta muito usada no mercado. Com ela é possível armazenar e fazer o compartilhamento de diversos arquivos em nuvem. Assim, não se gasta com obtenção ou manutenção de servidores para guardar todos aqueles arquivos, além de evitar problemas ou perda de documentos sempre que houver uma falha mecânica. Por estarem em nuvem, os arquivos estão seguros, não são comprometidos quando há problemas com a máquina física da empresa. Essa pasta virtual pode ser compartilhada com fornecedores, clientes, funcionários, etc.

PM Canvas

Essa ferramenta é importante durante a criação de um projeto. Ela possibilita que os planos para a criação de um projeto, possam ser realizados em conjunto. Funciona como uma rede social em que as pessoas interagem na construção do Canvas. Está disponível para IOS e Android.

E você? Já utilizou algum software para gerenciamento de projetos?! Conte sua experiência!

Curso Online Project Libre

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Transforme o seu Raspberry Pi em um console de jog...
Como iniciar o estudo de redes de computadores
Google Analytics Alternative