Blog Escola Linux

  

Hospede seus próprios sites

Hospede seus próprios sites

A maioria das pessoas, principalmente as envolvidas com grandes negócios, quer hospedar seus sites. Hospedar um site quer dizer que ele contará com aquele famoso “.com.br” no final.

Se não houver hospedagem, o site não pode permanecer na rede. Por isso, muita gente recorre a alguns “hosts” que são responsáveis por esse serviço, mas que acabam oferecendo funções muito limitadas, deixando os donos dos sites insatisfeitos e sem saber o que fazer.

O que a grande maioria das pessoas ainda não sabe é que já existem recursos disponíveis para que elas hospedem seus próprios sites. Quem já ouviu falar disso, mas não sabe como fazer, pode aprender um pouco mais hoje com as nossas dicas. Confira! É mais fácil do que parece!

ISPConfig

Todo mundo sabe que para hospedar e gerenciar um site, muitas vezes é preciso pagar. Mas já existe uma forma de fazer isso de forma gratuita. Alguns sistemas de gerenciamento de web como IBiz e Cpanel já são muito utilizados, mas a novidade agora é o ISPConfig, que também tem mostrado um ótimo desempenho.

Para quem vai começar a usar talvez ache um pouco difícil, devido à grande quantidade de informação. Mas ficar confuso é normal, você acaba pegando o jeito. Ele é utilizado por administradores de serviços dos sistemas Unix e Linux, mas também é utilizado por quem revende hospedagem de sites.

Funções do ISPConfig

  • Gerência de E-mails Postfix
  • Gerência de Bancos de Dados com PostgreSQL/MySQL
  • Gerência de DNS Bind
  • Gerência de Sites com Apache

Instalando o ISPConfig

Mais de quarenta mil pessoas baixam o ISPConfig todo mês, o que significa que a desenvoltura da ferramenta tem agradado. Para fazer o download é muito simples, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial www.ispconfig.org.

Você será direcionado para a homepage do site, e deve clicar no botão “ISPConfig” que te levará a uma outra página, falando um pouco mais sobre a ferramenta de hospedagem. Antes de qualquer coisa, o site está em inglês, então se você não entende muito bem, é bom consultar ajuda de alguém ou na internet.

Na página da descrição do ISPConfig você verá um grande ícone em vermelho, no qual diz “Download ISPConfig 3”e pronto, é só esperar o processo chegar até o final para começar a fazer a hospedagem do seu próprio site.

Essa opção de download do ISPConfig é da versão mais atualizada da ferramenta, mas se você preferir, pode clicar em “Download” no site e você será direcionado à todas as opções disponíveis. Ali você também encontra um manual de como instalar o software e ainda algumas precauções que devem ser tomadas. Se você quer hospedar seu próprio site, sem ter que gastar com um serviço que deixa a desejar, faça já o download do ISPConfig!

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre capacitação Linux e outras novidades!

Curso Online Hospedagem de Sites com ISPConfig

Curso Online E-mail com Postfix

Quero aprender a programar! Como faço?
Conheça as principais ferramentas de trabalho de u...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative