Blog Escola Linux

  

Java com Tomcat : um pouco sobre esse servidor

Java com Tomcat : um pouco sobre esse servidor

O software Java com Tomcat criado pela Fundação Apache, possibilita a execução de diversos aplicativos relacionados à internet.

Assim, a sua característica técnica mais importante é que ele é relacionado à linguagem de programação Java. Ou seja ele é compatível com as tecnologias de Servlets e de Java Server Pages (JSP). Então ela pode ser considerada concorrente da linguagem utilizada pela Microsoft como o ASP, que se baseia na linguagem Visual Basic.

Por ser desenvolvido em Java, para que o Tomcat funcione corretamente é preciso que a versão Java 2 Standard esteja instalada no computador. Porém, a versão runtime Java não é suficiente pois o Tomcat precisa também compilar os programas codificados em Java.

Sendo assim, a Fundação Apache desenvolveu o projeto Jakarta, que possui o Tomcat como representante importante. Seu objetivo é desenvolver soluções baseadas em plataformas Java. Conheça mais!

Linguagens: Java, HTML e XML

Primeiramente para desenvolver uma aplicação característica da web que deve ser executada pelo Tomcat, é preciso dominar alguns termos como:

Java

Qualquer algoritmo presente na aplicação deve ser escrito em Java.

HTML

Tudo o que o usuário visualiza na tela de seu computador, ou seja, a interface da aplicação deve ser construída em formato HTML. Então, para isso é preciso que um web designer realize esse trabalho.

XML

Toda e qualquer informação relacionada à configuração das aplicações devem ser escritas em linguagem XML. Ou seja devem estar em um arquivo nomeado com web.xml. Assim as informações para a configuração podem ser utilizadas tanto pelo Tomcat quanto pela aplicação.

Servidor Java com Tomcat

O servidor Java Tomcat é capaz de converter de forma automática uma página JSP em um servlet equivalente à ela. Ou seja, o Tomcat consegue gerar um código fonte Java a partir de um documento HTML.

Além disso, falando em operações, o principal objetivo das tecnologias servlets e JSP é possibilitar que conteúdos sejam criados de forma dinâmica. De maneira geral essa dinâmica funciona da seguinte forma:

  • Primeiramente o usuário realiza a solicitação de um determinado documento (indicado por um URL) ao servidor Java com Tomcat;

  • Então o servidor recebe a solicitação e realiza a execução do servlet ou JSP correspondente àquele URL (a associação entre URL e servlet ou JSP é especificada no arquivo web.xml);

  • Assim é gerado o conteúdo requerido em formato HTML, resultantes de processamentos (algoritmo Java e/ou acesso a um banco de dados);

  • Por fim o usuário recebe as informações geradas pelo servidor Tomcat, exibindo-o então por meio de seu browser.

Conclusão

Dessa forma, o Tomcat pode ser utilizado isoladamente, exercendo o papel de um servidor web, ou associado à algum outro servidor, como o Apache, por exemplo. Neste caso o Apache consegue atender às requisições das páginas estáticas enquanto o Tomcat atende às necessidades das páginas dinâmicas.

Por fim, uma outra maneira de se utilizar o Tomcat é como parte integrante da versão J2EE, a Enterprise Edition, do Java para desenvolver servidores de aplicações. Então este é o caso do servidor de aplicação JBoss, por exemplo.

Curso Online Lógica de Programação com Java

Curso Online Administração Tomcat

Conheça a distribuição SuSE Linux: sua história e ...
Conheça os motivos para usar o servidor Java JBoss...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative