Blog Escola Linux

  

MYSQL: Conheça o banco de dados Open Source mais popular do mundo!

MYSQL: Conheça o banco de dados Open Source mais popular do mundo!

Desenvolver aplicativos requer, além de um amplo conhecimento técnico, um bom banco de dados, não é mesmo? Você conhece o banco de dados MySQL?

Derivado de uma fusão de dois bancos de dados populares, o UNIREF e o mSQL, o MYSQL é uma ferramenta livre, o que permitiu que fosse amplamente utilizada e sua popularização crescesse. Acompanhe!

Por que o MySQL é o banco de dados mais popular do mundo?

Para utilizar ferramentas de livre distribuição dentro de sistemas operacionais, especialmente no caso da plataforma Linux, exige um banco de dados capaz de se adequar a características básicas para a implementação de uma aplicação.

O MySQL chama atenção nesse caso porque, além de sua extensão, sua instalação e integração com o servidor web é simples e rápida, desenvolvendo toda a estrutura interna de arquivos, a execução de script e outras configurações no sistema operacional.

Além disso, essa ferramenta conta com APIs para diversos tipos de linguagem, como C, C++, Java e Python. A linguagem utilizada para desenvolver o banco de dados em si foi C e C++, por sua vez.

Apesar de seu uso chamar a atenção para usuários do sistema Linux, o banco de dados é multiplataforma, e é compatível com ambientes Unix e Windows.

Outro fator que chama a atenção é que este banco de dados é multiprocessado, então pode ser executado por vários processadores simultaneamente. Seu desempenho é alto, e permite a utilização de até 16 índices por tabela, além de permitir a seleção de diferentes tabelas de diferentes bases de dados em uma mesma query.

É claro, também é importante pensar no quesito da segurança do sistema. O MYSQL criptografa senhas, e permite opções de validação por host e outras séries de configurações de privilégio de password.

A vantagem do Open Source

Além de todas as características que contribuem para a popularização do MYSQL, vale lembrar que, por ser um banco de dados Open Source, ele traz consigo mais uma série de vantagens.

Para sistemas operacionais não relacionados à Microsoft, o uso do MYSQL é gratuito, contanto que concomitante a um servidor WEB. Isso significa que, se utilizando um servidor WEB juntamente a seu banco de dados, mesmo que a aplicação desenvolvida seja de uso comercial, não é necessário ter uma licença de uso ou pagar qualquer taxa.

Além disso, como é comum em projetos Open Source, a comunidade que utiliza o MYSQL é forte e interage constantemente entre si. Isso significa que há uma série de materiais de estudo sobre possíveis usos e aplicações desse banco de dados que podem ser úteis para quem começou a trabalhar com ele recentemente.

Ou seja, além de livre de custos, o MYSQL conta com uma série de benefícios que o popularizam como um banco de dados completo e acessível, além de facilmente adaptável a diversas linguagens de programação.

Se você procura um banco de dados compreensivo, essa ferramenta pode ser a escolha ideal para seu projeto.

E você? Já conhece ou usa o banco de dados MySQL!

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Curso Online Banco de Dados MySQQL

Citrix XenServer para Proxmox: Migrando suas máqui...
Por que programar em Python? Conheça 10 bons motiv...
Google Analytics Alternative