Blog Escola Linux

  

Otimize seus estudos com mapas mentais

Otimize seus estudos com mapas mentais

Todos nós temos nossa própria maneira de aprender. Enquanto alguns fazem anotações mais detalhadas, outros grifam textos, e outros desenvolvem esquemas rápidos. Mas, na hora de estudar, seja para um concurso ou outro momento importante, você já se perguntou se existe uma forma mais eficiente de guardar informações?

Por mais que cada indivíduo absorva informações e defina prioridades de uma forma única, é possível afirmar que o impacto visual na leitura é fundamental para a absorção de conhecimentos – eis o porque itens de estudo como marca-textos são tão populares. É justamente por isso que mapas mentais ajudam você a otimizar o aprendizado. Acompanhe!

O que são mapas mentais?

Desenvolvidos por Tony Buzan, mapas mentais são diagramas de informação que trazem, de forma imagética, correlações entre conteúdos usando palavras-chave.

Em suma, trabalha-se com um conceito central, e, a partir dele, ramificam-se informações relacionadas ao conceito. Ele se vale não apenas de palavras breves, mas de cores, imagens e até símbolos para garantir uma melhor associação dos conceitos.

O uso de poucas palavras garante que você memorize o centro e se lembre das correlações de conceito, algo muito mais simples do que se lembrar de um texto corrido, mesmo que seja pequeno.

Onde posso utilizar mapas mentais?

A grande vantagem de estudar se valendo de mapas mentais é sua ampla aplicabilidade. Suponhamos que você esteja estudando para um concurso. É possível elaborar um mapa mental para cada disciplina, ramificando-os em aspectos mais detalhados.

Com essa esquematização mais simplificada, fica simples memorizar desde fórmulas e sua aplicação até dados históricos e o contexto de seus acontecimentos.

Além disso, mapas mentais podem ser utilizados até mesmo durante a resolução de problemas no concurso, uma vez que eles são uma forma de organizar melhor e de maneira visualmente mais simples informações que são dadas a você. Para fazê-lo, basta buscar qual é a questão central sendo abordada na questão do concurso. Esse será o centro de onde você começará a traçar o mapa. A seguir, cada dado entregue a você será uma ramificação do mapa, e, a partir das ramificações, você pode anotar dados deduzidos por você ou acrescidos no enunciado. Da mesma forma, você pode utilizar mapas mentais para organizar as ideias durante redações, ou extrair da memória conceitos correlatos a um assunto.

Em suma, mapas mentais servem tanto para estudar quanto para organizar ideias no cotidiano e estruturar projetos. Diagramar suas ideias e memorizar a correlação entre seus conteúdos otimiza a forma como o cérebro interpreta aquela informação. Da mesma forma, reduzir um assunto a um único conceito, uma palavra-chave principal, possibilita que você se recorde – e, consequentemente, se lembre – de muito mais dados do que  outras alternativas.


Assim, seja na hora de estudar ou de participar de um concurso, mapas mentais são uma ferramenta fundamental para aprimorar seu desempenho e garantir o melhor aproveitamento em relação ao que está sendo feito. O melhor de tudo é que você pode aplicar essa técnica em diversos aspectos, e mesmo utilizá-la na vida profissional, em palestras ou reuniões.

Então, busque fazer a prova, e, se possível, também, as certificações de maior interesse a você. Você pode fazer as certificações com um certo intervalo da prova principal, então o prazo não é uma preocupação.

Guia de Estudos Certificação AWS

Curso Online Mapas Mentais


Certifique-se na LPIC-3!
Prepare-se para a certificação Cisco CCNA
Google Analytics Alternative