Blog Escola Linux

  

Por que devo aprender linguagens scripts?

Por que devo aprender linguagens scripts?

Shell é a linha de comando do Linux e é quem interpreta a linha de comandos digitada pelo usuário no terminal e chama os programas desejados. O shell tem seus próprios comandos (como FOR, IF e WHILE), para tornar as chamadas de comando que o usuário faz mais “inteligente” e ajustável. É uma ferramenta importante para criar scripts e programas rápidos que automatizem as tarefas diárias. 

O shell é como um Batch melhorado, polivalente e completo o bastante para fazer grandes programas. Dá para fazer interfaces que interajam com o usuário, CGI, manipular bancos de dados... Basta conhecer os comandos e desbravar as opções que ele te dá!

Antes de sair por aí dizendo que você deveria aprender Shell script, eu preciso te falar sobre a vantagem de dominar esse conhecimento: você poupa tempo. E não é pouco. Estamos falando de levar segundos para resolver algo, ou perder meia hora, caso você não saiba nada de shell script. 

Por que vale a pena?

Ok, você pode dizer que shell script não serve para tudo – mas ele cumpre muito bem seu papel nas coisas para as quais ele serve , e com apenas algumas linhas. Por exemplo, imagine que você esteja lidando com uma dezena de servidores de aplicação e tenha que dar um refresh na tela e saber para qual servidor o balanceador vai te jogar, visualizando o log dele. Com um script você pode conectar ao mesmo tempo todas as máquinas e conseguir visualizar as mensagens de log de todos os servidores na mesma tela, com a indicação de qual servidor mandou a mensagem no início da linha – tudo isso em apenas 2 minutos e menos de 10 linhas: sim, é possível!

Dizer que não tem tempo e que não precisa de linha de comando há décadas são algumas das desculpas que a maioria dá para não aprender shell script – e isso é um problema. Esses motivos não são válidos. Aliás, a sua falta de tempo pode estar relacionada justamente ao fato de não saber shell script e estar perdendo tempo demais usando outros métodos quando não precisaria. 

Linha de comando não é coisa do passado, mesmo!

Se você é programador (profissional ou amador), você deveria aprender shell script. Com esse conhecimento dá para criar o arquivo e deixar executável, redirecionar entrada e saída, fazer o básico de grep e cut, tudo de maneira simples e rápida. As interfaces de linha de comando são muito boas para nós – aliás, para qualquer um que queira resolver os próprios problemas no computador sem ter que contar com alguém que tenha encontrado o mesmo problema antes, resolvido e compartilhado a solução. 

Depois que você esmiúça o básico, a vida fica muito mais fácil! Se você aprender shell script, vai conseguir otimizar seu tempo e começar a perceber que pode resolver vários problemas que você nem percebia que existiam. Aquele tipo de probleminha que, apesar de não ser visível logo de cara, atrapalha seu desempenho. 

Shell script é uma ferramenta que vale a pena aprender porque você vai estar sempre descobrindo coisas novas e o domínio shell vai te recompensando. A beleza do shell script é combinar coisas que aparentemente não foram feitas para serem combinadas e é um dos melhores investimentos do seu tempo. 

Se interessou?

Então que tal dar uma olhada nesses links com tutoriais para aprender shell script? Confira:

Shelldorado

Livro Shell Script Profissional

Canivete suíço do shell

Dialog --tudo

Curso Online ESCOLA LINUX - Programação Shell Script

Aprender shell exige tempo e dedicação – e paciência para lidar com as muitas vezes em que você encontrará em sua tela a frase “Command not found” até que o Bash te obedeça. Um lugar interessante para aprender (e que pode funcionar melhor do que apenas ler documentos sem fim, é aprender por meio da lista de discussão shell script

Comece o quanto antes! Invista seu tempo e colha tranquilidade! E se ficou com alguma dúvida, é só perguntar aí nos comentários!

Curso Online Programação Shell Script

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Nagios Core e o Sistema de Monitoramento de Redes
O que é AWS, pra que serve e por que devo dominá-l...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative