Blog Escola Linux

  

Por que programar em Python? Conheça 10 bons motivos!

Por que programar em Python? Conheça 10 bons motivos!

Escolher uma linguagem de programação para se especializar e trabalhar em aplicações é sempre um momento onde é importante levar em conta uma série de fatores. Se você se encontra em uma posição semelhante, provavelmente se deparou com Python como uma opção. Por que programar em Python pode ser uma boa escolha?

Python é uma linguagem em alta no meio de programação ultimamente, e há uma série de motivos pelo qual essa linguagem vem sendo a favorita de diversos profissionais – e de muitas empresas também. A seguir, descubra por que programar em Python é uma boa ideia. Veja mais!

Por que programar em Python?

1) Fácil Uso: A primeira razão é pela facilidade de uso da linguagem. De sintaxe simples e boa visualização, Python é uma linguagem intuitiva e simples.

2) Fácil Aprendizado: Python é uma linguagem simples e de sintaxe intuitiva, como explicaremos melhor a seguir. Graças a isso, sua curva de aprendizagem é rápida. Além disso, a linguagem não exige que você domine conceitos como classe e compilador, o que permite que você se foque apenas na lógica da programação e a aplique diretamente ao código.

3) Não requer Pacotes Adicionais: Python trabalha o máximo possível para não depender de pacotes externos, uma prática comum para a maioria das linguagens de programação. Quem tem o pacote básico de Python consegue desenvolver a maioria de tarefas que precisa que o programa execute..

4) Multiplataforma: Uma programação desenvolvida em Python, por ser interpretada, pode ser executada por qualquer sistema que possua o interpretador. Isso significa que o mesmo programa pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais.

5) Ampla Comunidade: Por ser uma ferramenta Open Source, a comunidade faz parte ativa no desenvolvimento da linguagem. Por ter um destaque em crescimento, Python conta com uma comunidade forte, o que garante ajuda mútua e uma série de usuários compartilhando descobertas e ideias constantemente.

6) Fácil Integração com outras Linguagens: Graças à versatilidade da linguagem, é possível integrar bibliotecas de outras linguagens ao Python quando necessário, uma vez que só é necessário que a biblioteca seja compilada e chamada pelo código em Python.

7) Sintaxe Intuitiva: A sintaxe de Python é simples, e sua legibilidade é boa. Por reduzir o uso de caracteres especiais (->, ::, := e etc.) e fazer com que um comando termine quando a linha acaba, ela possibilita que algumas funções sejam escritas em apenas uma linha.

8) Open Source: Por ser uma linguagem em código aberto, seu uso não é burocrático, e não é necessário anexar fontes. Isso faz dela uma linguagem segura com maior nível de personalização.

9) Mercado Amplo: Como uma linguagem em ascensão, Python vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, e é uma linguagem que, embora ainda seja pouco aplicada em solo brasileiro, é amplamente conceituada no mercado e grandes empresas como o Facebook e o Google se valem dela em suas aplicações.

10) Amplo Material para Estudo: Por contar com uma comunidade forte e estar crescendo no mercado, há muito material de estudo disponível sobre Python, o que permite que quem esteja começando a programar nessa linguagem tenha amplo material de consulta e consiga aproveitar a rápida curva de aprendizado.

E você? Já conhece ou programa em linguagem Python?!

Guia de Estudos Certificação AWS

Curso Online Python para DevOPS

MYSQL: Conheça o banco de dados Open Source mais p...
Conheça as principais competências não técnicas pa...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative