Blog Escola Linux

  

Primeiros passos para aprender SQL

Primeiros passos para aprender SQL

Manter a segurança e uma boa infraestrutura do sistema de rede de uma empresa é fundamental. Afinal, nesse espaço serão armazenadas diversas informações que irão permitir a continuidade das atividades de um negócio. Uma base de dados contém todos os arquivos de um empreendimento e que, por isso, precisa sempre estar em boas condições de operação. Lembre-se que, em caso de problemas, todo o funcionamento de uma organização poderá ser comprometido.

Normalmente, os bancos de dados são mantidos e utilizados por softwares específicos de gerenciamento. Um deles é o chamado SQL. Se você está começando a trabalhar com esse sistema, acompanhe este artigo até o final e saiba como aprender SQL de forma rápida e prática! Veja mais!

O que é SQL?

A linguagem SQL surgiu em 1974 e a sigla se refere ao termo “Structured Query Language”. Em português, isso significa Linguagem de Consulta Estruturada. Basicamente, o banco de dados SQL usa uma linguagem padronizada para gerenciar dados que irá interagir com os principais bancos de dados que usam um modelo chamado “relacional”. Os bancos relacionais são aqueles que possuem em sua estrutura tabelas formadas por colunas e linhas. De modo geral, a base da linguagem SQL é DCL, DML e DDL. Atualmente, os principais sistemas que utilizam SQL são Firebird, Microsoft Access, PostgreSQL, MySQL, Oracle e HSQLDB.

Como criar seu primeiro banco de dados SQL?

Não existe uma fórmula certa sobre como aprender SQL. Sendo assim, o primeiro passo para criar o seu próprio banco de dados é testar, praticar e interagir de forma real com um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Uma dica é usar o Oracle XE como ferramenta de suporte inicial. Esse software foi criado especialmente para ser usado por iniciantes e profissionais que querem aperfeiçoar suas habilidades e desenvolver softwares utilizando bancos de dados.

Como começar a trabalhar com SQL?

Depois de instalar o software, é importante que você configure o seu sistema para que ele não deixe que os serviços do SGBD sejam iniciados de forma automática. Isso fará com que o seu computador (que provavelmente não será de uso exclusivo de SGBD) não tenha seu desempenho alterado. Além disso, dependendo do servidor que você escolher, será necessário que alguns requisitos sejam pré-configurados no seu computador.

A instalação do Oracle XE no Windows, por exemplo, requer, no mínimo, 512 GB de memória RAM. Da mesma forma, a instalação do software em Windows 64 bits não é suportada. Vale ressaltar que o sistema Linux também é compatível com o Oracle XE, entretanto, deve-se observar também os requisitos necessários de instalação nesse sistema.

Linguagem SQL: o segredo está na prática!

Uma coisa é certa. Quanto mais você treinar, melhor será o seu desempenho em SQL. Continue a estudar para saber mais e analise as melhores opções de softwares para aprimorar suas habilidades. Compartilhe suas dicas conosco e mantenha seus conhecimentos em dia!

E você? Já trabalhou com a linguagem SQL?! Conte sua experiência!

Curso Online Tunning MySQL

Curso Online Oracle® SQL

Como implementar um help desk em sua empresa
Proteja seu servidor Linux!

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative