Blog Escola Linux

  

Segurança de rede wifi: teste de invasão e como proteger a rede

Segurança de rede wifi: teste de invasão e como proteger a rede

Segurança de rede é um termo amplo que abrange uma infinidade de tecnologias, dispositivos e processos.

Em seu termo mais simples, é um conjunto de regras e configurações projetadas para proteger a integridade, confidencialidade e acessibilidade de redes e dados de computadores usando as tecnologias de software e hardware.

Toda organização, independentemente do tamanho, setor ou infraestrutura, exige um grau de soluções de segurança de rede para protegê-la do cenário sempre crescente de ameaças cibernéticas em estado selvagem atualmente. Conheça mais!

Teste de invasão

O teste de invasão como forma de melhorar a segurança de rede wifi tem sido cada vez mais necessário atualmente. Isso porque através dele é possível analisar o nível de vulnerabilidade do sistema.

Assim evita-se a ocorrência de ataques de hackers tanto internos quanto externos da empresa.

O teste de invasão, ou pentest, faz uma simulação de ataque à rede interna da sua empresa. Então, após realizar a análise completa da vulnerabilidade é possível determinar falhas e fragilidades do sistema.

Obviamente, as empresas tem estado cada vez mais atentas aos ataques externos, se esforçando para manter os hackers afastados. Mas com o uso generalizado de redes wifi dentro das organizações, os hackers conseguem encontrar brechas no sistema para realizarem seus ataques.

Isso ocorre porque muitas redes são implantadas sem os devidos cuidados com a segurança de rede, tornando-as bastante vulneráveis aos ataques. Então os hackers se infiltram com o objetivo de conseguirem acesso aos dados confidenciais da empresa.

Assim, utiliza-se a avaliação e análise do sistema de maneira que os especialistas sejam capazes de ter acesso à rede assim como um invasor faria. Assim é possível detectar as maiores vulnerabilidades existentes na rede da empresa.

Segurança: principais dicas

Existem algumas dicas valiosas para que você consiga proteger a sua rede wifi constantemente

Altere o nome da rede

Assim que você fizer a contratação de um novo serviço de internet, lembre-se de fazer a alteração do nome da rede. Mas garanta que a pessoa a fazer isso seja de confiança.

Além disso é muito importante esconder a sua rede. Então a sua rede poderá ser visualizada apenas por pessoas que conheçam a sua rede Wi-Fi.

Faça mudanças de senha frequentes

Outra maneira de aumentar a segurança de rede wifi é realizar alterações frequentes na sua senha. Além disso, garanta que a sua senha seja forte. Ou seja, invista na utilização de letras, números e símbolos.

Ademais você pode também alterar o nome do administrador da rede. Assim o acesso de invasores é dificultado.

Utilize criptografia

Para melhorar e manter a segurança de suas redes wi-fi, aposte na utilização da criptografia. Para isso acesse as configurações da sua rede e selecione “WPA2”. Assim será utilizado um modelo de criptografia mais complexo e difícil de decifrar.

Tome cuidado com os dispositivos que conecta

Muitas pessoas acabam se esquecendo de um detalhe bastante importante, que é o uso de aparelhos tanto no roteador quanto no computador. Como muitos roteadores tem a opção de você inserir dispositivos neles, você pode acabar plugando algum que contenha vírus. Então é preciso conhecer muito bem os dispositivos que serão plugados para evitar esses acidentes.

Desative o WPS

O Wifi Protected Setup permite a conexão à rede wifi sem que seja necessária a utilização de uma senha. Mas isso faz com que a rede fique desprotegida. Então você deve lembrar de desativar essa opção que geralmente já vem selecionada de fábrica.

Faça atualizações do Firmware do roteador

Para aumentar a segurança de rede wifi, é preciso que o sistema operacional do roteador seja frequentemente atualizado. Assim, o ideal é que isso seja feito ao menos uma vez por mês.

Dessa forma, você pode perceber que existem muitas medidas bastante simples para que você garanta a segurança de suas redes wifi.

Guia de Comandos - Editor Vim

Curso Teste de Invasão e Segurança em Redes WiFi

Administração de sites e e-mails com CPanel
Conheça a distribuição SuSE Linux: sua história e ...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative