Blog Escola Linux

  

Tudo que você precisa saber sobre Arduino!

Tudo que você precisa saber sobre Arduino!

Para quem tem vontade de iniciar uma aventura no mundo da computação física e robótica? Existem diversas formas para que você iniciar nesse mundo e uma das opções é o Arduino. São diversas versões de placas que o mercado oferece e uma infinidade de configurações para suas recomendações.

Ao iniciar nesse mundo, é interessante você ter um projeto em mente, pois não existe melhor forma de aprender do que colocar na prática. Para você possa escolher as melhores placas e conseguir comprar todos os componentes que são necessários para a realização do seu projeto, aprendendo tudo na prática. Quer saber mais sobre Arduino, clique aqui!

Você sabe o que é Arduino?

O Arduino é uma plataforma open source de prototipagem, o programa é multiplataforma é totalmente flexível e de fácil utilização. Ele foi desenvolvido para aqueles que os interessados em criação de objetos ou em ambientes com interação, onde o Arduino é utilizado para a interação entre as partes mecânicas e motoras com os objetos eletrônicos envolvidos.

O Arduino é composto basicamente por 2 componentes: A Placa que é um hardware utilizado na construção dos projetos e IDE Arduino, que é o software que interpreta os comandos para que a placa possa executar. A grande vantagem desse tipo de plataforma é a facilidade na utilização, pois não são necessários grandes conhecimentos técnicos para criar seus próprios projetos em um bom tempo.

Entendendo um pouco sobre o Hardware Arduino

A placa é feita a partir de um microcontrolador, que é considerado um microcomputador com um único circuito, onde ele processa o código que foi desenvolvido. Ela possui componentes que são complementares que facilitam a programação. A versão mais conhecida e também a mais procura é a linha UNO da Arduino, que serve como modelo base para os outros modelos, como Arduino MEGA 2560.

O Arduino Mega 2560 tem 54 pinos com entrada e saída digitais, onde 15 podem ser usados como saídas PWM. Além disso, possui 4 portas serial que são utilizadas para comunicação e mais 16 entradas que são analógicas. Além dos pinos, o Arduino Mega 2560 possui uma quantidade maior de memória do que a versão popular e mais procurada. Tornando –se uma opção excelente para projetos que possuem uma necessidade maior de pinos de entrada e saída.

Software Arduino

A IDE Arduino é desenvolvida em Java com uma interface gráfica user friendly, utilizada como ferramenta de desenvolvimento multiplataforma. Para os usuários mais experientes, existe uma flexibilidade muito maior. Suas características podem ser utilizadas para agilizar o processo de desenvolvimento. A IDE é um compilador de diversas linguagens que são derivadas de Wiring e Processing, devido a isso temos a capacidade de programar em C e também C++.

Antes de começar qualquer projeto utilizando Arduino, consulte primeiro as limitações de cada uma das placas para certificar que ela irá atender a todas as necessidades do seu projeto. Pesquise em fóruns especializados no assunto.

Compartilhe com a gente sua experiência com Arduino!

Curso Online Arduino na Prática

Curso Online IoT na Pŕatica

Conheça tudo sobre as Interfaces gráficas no Linux
Tudo que você precisa saber sobre os SuperComputad...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative