Blog Escola Linux

  

Utilizando o Firewall do Proxmox 5

Utilizando o Firewall do Proxmox 5

Segurança no Proxmox

Falar que a virtualização veio para ficar, parece defasado em um momento onde o novo padrão é a computação em nuvem, ou nuvens hibridas. Virtualização é o padrão na configuração de qualquer infra estrutura de T.I. e não podemos nos queixar de softwares que cumprem de forma muito satisfatória a tarefa de organizar todas as maquinas virtuais.

Uma das ótimas ferramentas de gerenciameto de ambientes virtuais é o Proxmox, ele suporta clusters, alta disponibilidade, storages centralizados, hyperconvergência através do Ceph, containers e muitos recursos de segurança.

O Proxmox atraves do uso de virtualização facilita tarefas como a recuperação de maquinas virtuais, criação de novas VMs baseadas em templates e também políticas de seguraça de rede. Tudo em ambente gráfico, com accesso via navegador.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o gerenciamento de firewall utilizando o Proxmox 5 e seu próprio console de acesso gráfico por navegador. Veja mais

A configuração de firewall do Proxmox, permite configurar de forma conjunta, todos os hosts pertencentes a um cluster, também é possível configurar regras individuais em cada host.

O Host é o computador com o Proxmox instalado, nele rodam as maquinas virtuais. Se você tem um Host com acesso a Internet, pode querer bloquear os acessos de IPs não autorizados a interface de administração, ou SSH por exemplo.

Você também pode configurar regras de firewall diretamente nas maquinas virtuais. Isso evita a necessidade de configurar o firewall no sistema operacional dentro das maquinas virtuais, padronizando as regras através da mesma interface.

Abaixo, criamos um vídeo para explicar o funcionamento e as configurações de Firewall no Proxmox na prática e em detalhes:

  

O Proxmox utiliza o Iptalbles para bloquear os accessos não solicitados, ferramenta de grande confiabilidade que a muito tempo é a o padrão de firewall nas distribuições Linux.

Esperamos que com a leitura introdutória do artigo a visualização do vídeo, você seja capaz de analisar a necessidade de adoção do firewall e como faze-lo.

Referências consultadas:
https://pve.proxmox.com/wiki/Firewall
https://pve.proxmox.com/pve-docs/pve-admin-guide.html#chapter_pve_firewall

Artigo originalmente publicado aqui.

Curso Proxmox: Gerência de Máquinas Virtuais

Curso Online Firewall Linux com IPTables

12 Ferramentas de segurança do Kali

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative