Blog Escola Linux

  

Você sabe o que é o Kali Linux?

Você sabe o que é o Kali Linux?

O sistema operacional com nome de Linux traz diversas distribuições aos seus usuários, dentre eles há o Kali Linux, muito usado por pentester, hackers (éticos), analista e auditores de segurança de TI, pois é um dos sistemas mais avançados em testes de invasão e Pentest.

Baseado no Debian, o Kali Linux tem um grande diferencial, o seu repertório. São mais de 300 ferramentas nativas para executar testes diversos, sendo assim, com ele instalado é possível aperfeiçoar os mecanismos de segurança de TI e testes de invasão. Veja mais!

Pentest, Teste de invasão e segurança de TI

Hoje em dia, profissionais da área de TI e, também, fãs de sistemas operacionais potentes e inteligentes, não deixam de lado o Kali Linux, afinal ele chegou para ficar.

Entre as vantagens de sua utilização está o fato de que o Kali Linux já vem pronto, ou seja, com ele, é possível fazer Pentest, SQL Inject, Exploits, Sniffers, Scanner, Cracking, invasão de redes sem fio, sites e banco de dados, bem como quebra de senhas.

Outros benefícios do sistema, e que merecem ser mencionados, é que ele é gratuito e, ainda, tem suporte para inúmeros dispositivos wireless. Além disso, é totalmente personalizável.

Em um ambiente empresarial, por exemplo, o Kali Linux é essencial para proteger senhas e manter todos os documentos seguros de ataques inesperados. Aliás, você já se perguntou se as suas senhas e demais arquivos estão protegidos?

Na dúvida, a melhor coisa a se fazer é instalar sistemas operacionais que visam a segurança de TI, por meio de uma análise completa do sistema e se preocupem em fazer testes de invasão e Pentest.

Por falar em senhas

Se até aqui ainda não ficou claro a importância do Kali Linux no seu dia a dia, agora poderá entender melhor o que ele pode fazer pela sua empresa.

Você acredita, realmente, que o fato de termos senhas já é o suficiente para que as informações pessoais e profissionais estejam seguras? A resposta é não. Muitas pessoas não sabem como utilizá-la e, ainda, sofrem, consequentemente, com ataques inesperados em sua rede.

Para evitar que isso aconteça, leia, atentamente, as dicas que separamos abaixo:

  1. Troque as senhas com frequência e, além disso, não utilize sequências comuns como "123456" ou o seu nome próprio. Intercale letras, números e caracteres especiais;
  2. Utilize a autenticação por dois fatores (2FA), ou seja, para que você entre no e-mail ou redes sociais, além da senha será necessário fornecer um outro código. Os serviços que oferecem essa condição são: Gmail, Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram, Apple e Registro.br;
  3. Se você possui muitas senhas, o ideal é utilizar um gerenciador de senhas;
  4. Por último, e não menos importante, utilize sistemas avançados de segurança de TI, como o Kali Linux. Por meio dele, os profissionais dessa área podem detectar possíveis ameaças por meio de testes de invasão e Pentest. Assim, em computadores de empresas, por exemplo, essa técnica é fundamental para proteger informações sigilosas e preservar senhas.

E você? Já utilizou o Kali Linux?! Conte nos comentários! 

Curso Online Pentest completo com Kali Linux

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!


Comece a programar usando o Python hoje mesmo!
Linux em super computadores!
Google Analytics Alternative