O Gmail tem um sucesso fenomenal, não há dúvida de que o Gmail está no topo da lista quando se trata de webmail. Assim, muitos apreciam sua interface limpa e a simples capacidade de acessar suas caixas de entrada de qualquer lugar.

Mas o Gmail está longe de ser o único nome no jogo quando se trata de webmail. Vamos dar uma olhada em webmails gratuitos e de código aberto disponíveis para você escolher! Veja melhor!

Webmails para Linux

Como exemplo de senhas fracas usadas por várias pessoas, podemos citar a situação onde o usuário utiliza senhas como seu próprio nome ou ainda sequencias numéricas óbvias como 123456 ou nomes de animais de estimação ou familiares próximos, além de datas de aniversários. Senhas desse tipo são consideradas fracas e portanto devem ser evitadas a fim de que seus dados não sejam expostos!

Código aberto significa que você está no controle. Ou seja, não precisa se preocupar com invasões à sua privacidade ou falta de liberdade.

Existem muitos webmails Linux disponíveis e sua única preocupação seria qual, em particular, você deve escolher. Assim, vamos dar uma olhada nas alternativas de código aberto que oferecem mais liberdade!

Webmail Roundcube

O Roundcube é um moderno webmail Linux que será instalado facilmente em uma pilha LAMP padrão (Linux, Apache, MySQL e PHP).

Como solução de webmail, o Roundcube possui:

O Roundcube é gratuito (em termos de licença e custo), o que significa que pode ser uma solução ideal para pequenas organizações que desejam oferecer webmail Linux aos seus membros como um serviço primário ou secundário. O Roundcube está disponível como código aberto na GPLv3.

Webmail Horde

Horde é um aplicativo de webmail que cobre os principais deméritos do RoundCube e do SquirrelMail.

É para usuários que precisam de um conjunto completo de recursos, como acesso móvel a e-mail, ferramentas avançadas etc.

 

O Horde é modular. Alguns dos seus módulos são:

 

Webmail Squirrelmail

O SquirrelMail é um pacote de webmail baseado em padrões codificado em PHP. O SquirrelMail não possui todos os detalhes de alguns webmails mais modernos, mas é simples de instalar e usar.

O SquirrelMail é estável o suficiente para ser usado em um sistema de produção. Também é escalável para grandes instalações com milhares de usuários. O SquirrelMail é escrito em PHP e licenciado sob a GPL.

Sheet Webmails

Outras Opções de Webmails

Os nomes elegantes de alternativas gratuitas de código aberto não terminam aqui: Atmail, Hastymail, Hivemail, FastMail, Xuheki Webmail, AfterLogic, Emailn e a lista continua ...

Por fim, se você conhece algum webmail de código aberto, deixe um comentário abaixo. Qual é o seu webmail Linux favorito?

Curso Online E-mail com Zimbra

Curso Online E-mail com Postfix