Blog Escola Linux

  

Certificações Red Hat: O que são e o que devo saber?

Certificações Red Hat:  O que são e o que devo saber?

As certificações Red Hat são reconhecidas pelo alto nível de qualificação que oferece aos profissionais de TI. A avaliação é feita de maneira diferenciada e, por isso, elas têm um peso grande no mercado e despertam confiança. As certificações variam conforme as especializações, mas neste artigo vamos nos concentrar nas que são destinadas a analistas de suporte de infraestrutura: a RHCSA, a RHCE e a RHCA.

Tudo sobre as certificações Red Hat

RHCSA

O Red Hat Certified System Administrator é o primeiro passo para a certificação Red Hat. É a primeira que deve ser obtida para quem quer adquirir conceitos mais firmes sobre Linux e para aqueles que estão vindo de outras distribuições de sistemas UNIX. O exame prático dura duas horas e meia e é preciso se preparar fazendo os cursos RH124 Red Hat System Administration I e RH135 Red Hat System Administration II with RHCSA exam.

RHCE

O título de Red Hat Certified Engeneer  (RHCE) é o principal certificado RedHat. Ele garante que você seja habilitado para configurar os serviços de rede e sistemas que rodam o Red Hat Enterprise Linux. Essa certificação foi eleita a melhor do mercado de TI pela CertCities.com. 

Para conseguir esse diferencial para sua carreira é preciso ser aprovado em uma prova prática que dura três horas e meia. Conforme o seu nível de experiência com Linux (que pode ser avaliado fazendo um questionário pré-avaliação no site da Red Hat Brasil), você pode se preparar para o exame fazendo os seguintes cursos:

  • RH124 Red Hat System Administration I
  • RH135 Red Hat System Administration II with RHCSA Exam
  • RH255 Red Hat System Administration III with RHCSA/RHCE Exams
  • RH300 Red Hat RHCE Certification Labs (RHCSA/RHCE Exams)
  • EX200 RHCSA Exam
  • EX300 RHCE Exam

RHCA

A certificação Red Hat Certified Architect (RHCA) é o nível mais alto da certificação da Red Hat. Ele pode ser obtido por profissionais de TI que já sejam Red Hat Certified Engineers (RHCE). A credencial é flexivele pode ser adaptada às áreas de Datacenter, Infraestrutura em Nuvem, Plataforma de Aplicativos e Desenvolvimento de Aplicativos - em todos os casos você deve demonstrar suas habilidades para tarefas comuns referentes a essas áreas. 

#Datacenter 

No caso do datacenter, por exemplo, você deve provar que conhece bem os sistemas seguros da Red Hat contra acesso não autorizado, implantar e gerenciar a infraestrutura de hosts e convidados e usar o Red Hat Storage Server, entre outros atributos.

Você pode escolher entre 5 certificações, detalhadas nos links abaixo:

#Nuvem

No caso da especialização em nuvem, você deve se mostrar apto para criar, configurar e gerenciar nuvens privadas usando o Red Hat Enterprise Linux® OpenStack® Platform, bem como uma plataforma de aplicativos em nuvem com o OpenShift Enterprise da Red Hat. Você também precisa comprovar que sabe gerenciar vários sistemas usando o Red Hat Satellite Server e implementar soluções de armazenamento flexíveis tanto para nuvens locais quanto para híbridas. Nesse caso há mais cinco certificações disponíveis, que estão detalhadas nos links:

#Plataforma de Aplicativos

Você precisa comprovar suas habilidades para instalar, configurar e gerenciar o Red Hat JBoss® Enterprise Application Platform e os aplicativos executados nele, além de aliar dados de diversas fontes usando o Red Hat JBoss Data Virtualization. Também é preciso provar que você sabe criar, configurar e gerenciar aplicativos em nuvem com o OpenShift Enterprise da Red Hat e gerenciar Apps em ambientes de nuvem híbrida. Nessa área as certificações são:

#Desenvolvimento de Aplicativos

Quem se especializa nessa área adquire a habilidade de implementar uma camada de mapeamento de objeto/relacional (ORM) de usar a virtualização de dados para fontes de dados federadas e de gerenciar servidores e aplicativos. Também se torna apto a implementar padrões de integração corporativa e regras de negócios, além do design de processo. As certificações para essa área são:

Como você pode construir o seu próprio RHCA combinando diferentes certificados de especialização, é normal que o empregador peça a certificação da Red Hat e queira verificar os certificados que você obteve. O ideal é que você faça as escolhas das especializações se baseando na sua área de concentração.

São várias certificações e exames, por isso é preciso pesquisar antes de escolher qual é a certa para você. Existem certificações específicas para administradores de sistema, engenheiros e arquitetos e outras para desenvolvedores corporativos e administradores de aplicativos. No total, são mais de 20 possibilidades para que você faça sua opção.

Ficou com alguma dúvida sobre os cursos, exames ou avaliações? Pergunte nos comentários!

Curso Online  CentOS Linux System Administrator I

Curso Online  CentOS Linux System Administrator II

A importância dos storages nas redes das empresas
Você sabe como surgiu o Linux e o que é a filosofi...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative