Blog Escola Linux

  

Conheça seu próximo servidor de redes: FreeBSD

Conheça seu próximo servidor de redes: FreeBSD

Muito simples de utilizar pelo usuário final e com alto desempenho, o sistema FreeBSD é o mais procurado pelos provedores de conteúdo da Internet. Possui um grande número de plataformas agregadas e também o maior número de usuários, quando comparado a outros projetos.

O FreedBSD é um sistema operacional muito parecido com o Unix, que é um software livre e tem o seu código aberto, sua plataforma é um servidor popular, da mesma forma que o Linux. Existem diversos pontos que diferenciam a FreedBSD dos demais sistemas operacionais como o Linux, por isso a concorrência. Conheça  mais!

Quais as semelhanças entre o Linux e o FreeBSD?

Podemos dizer que a principal característica entre o Linux e o FreeBSD é que os dois são código aberto, onde os usuários conseguem realizar modificações em sua fonte da maneira em que preferir, esse desenvolvimento é realizado de maneira aberta.

Os dois sistemas possuem a mesma natureza, o Unix, porém o Linux teve sua criação realizada do zero, e já o FreeBSD tiveram suas bases criadas a partir do Unix. O FreeBSD não possui nenhuma empresa/companhia que seja responsável por ele, o que existe é uma comunidade que realiza a sua distribuição para que outros desenvolvedores consigam executar melhorias constantes.

Quais são as diferenças entre o Linux e o FreeBSD?

Se você já tiver trabalhado com o Linux e resolver experimentar o FreeBSD, perceberá que as diferentes são mínimas, onde basicamente as diferenças estão em sua performance. Além disso, cada sistema possui versões disponíveis, dependendo do tipo de cada um deles. Existem características que podem estar presentes ou não, por isso existe uma grande dificuldade no momento da comparação.

A forma do gerenciamento pode ser considerada a maior diferença entre os dois sistemas operacionais, visto que o Linux realiza o gerenciamento através de pacotes e o BSD por meio de um único projeto.

Qual sistema escolher: Linux ou FreeBSD?

Tudo depende do que você deseja, se quer um sistema operacional que se ajuste a todas as suas necessidades, você pode optar pelo Linux, mas se deseja um que possui alta performance e com fácil adaptação, o melhor que você tem a escolher é o FreeBSD. Sua reputação é muito boa, possui alta confiança, graças a maturidade de seus dados.

Além disso, quando comparamos a performance dos dois sistemas operacionais em questão, o Linux possui uma performance melhor, mas acaba perdendo já a licença do BSD é muito mais atraente do que GLP. O FreeBSD executa qualquer tipo de binário, migrando de um sistema para outro sem parecer uma tarefa difícil. O Linux, por sua vez, não possui essa facilidade, pois binários não são executados pelo seu sistema.

O FreeBSD tende a ganhar o mundo com a sua popularidade, que aumenta com o passar do tempo. Ele é uma solução para os servidores que tem como objetivo principal gerenciar um alto número de dados com baixo uso de memória. Além disso, o FreeBSD é altamente indicado para o compartilhamento de arquivos, roteadores de redes e também distribuição de rede com bases que são centralizadas. Existem muitas funções dentro do FreeBSD prontas para serem descobertas e utilizadas.

Você já conhecia o FreeBSD? Conte para a gente o que você achou!

Curso Online FreeNAS: Administração e Configuração

Curso Online FreeBSD – Instalação e Administração

Conheça seu novo banco de dados: MongoDB
Como aumentar a produtividade do seu negócio utili...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative